A festa da Luz

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A Vigília Pascal é a Missa celebrada na noite que antecede o Domingo da Páscoa, ritualmente nessa vigília celebramos a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. É considerada a “Mãe de todas as vigílias” e o ápice do calendário litúrgico da Igreja, a mais sublime e nobre de todas as solenidades do ano.

A celebração na Matriz Santo Antônio teve início às 19h30, fora da Igreja, com a presença de grande número de fiéis, onde aguardavam no escuro e silenciosos a realização do rito da bênção do fogo novo. Fogo abençoado pelo presidente da celebração, Pe. Roberto J. Gottardo,SJ, simbolizando Cristo ressuscitado, a Luz que venceu as trevas do pecado e da morte. Com o fogo novo foi acendido o Círio Pascal, um símbolo potente e humilde que a Igreja apresenta nessa noite da nova criação. 

Pe. Roberto, em sua reflexão, pontuou que se trata de uma luz que emergiu do sacrifício da Cruz: a vela ilumina, consumindo-se a si mesma no prazer de iluminar; proporciona luz aos viventes doando-se por inteira. Citou a frase de Orígenes, que supostamente teria sido dita por Cristo: “Quem está perto de mim, está perto do fogo”.  A luz do Círio quer simboliza Cristo ressuscitado, é luz e fogo, uma chama que queima o pecado, transformando o mundo e a nós mesmos.

Em seguida, os fiéis acenderam suas velas a partir do Círio, e caminharam para o interior do templo transformando o ambiente num espetáculo de luz e de beleza. A Páscoa do senhor Jesus é essencialmente a festa da Luz. Vale destacar também que na Liturgia Batismal, foram incorporados à comunidade doze catecúmenos que foram batizados. 


Por fim, Pe. Gottardo finalizou dizendo, “rezemos para que o Ressuscitado atraia a todos à Luz venturosa e assim possam se tornar servidores da Luz que não conhece ocaso. Que esta celebração da Vigília Pascal acenda em todos nós o desejo do céu, para merecermos chegar com a alma purificada às festas da luz eterna. 


A noite da Vigília é a noite da grande e solene proclamação: Cristo rompeu os grilhões da morte e ressuscitou glorioso do túmulo para honra e glória do Pai. Alegrai-vos! Feliz Páscoa!  











 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados