A Semana Nacional da Família na Paróquia Santo Antônio

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
No Domingo (11) deu-se início com a abertura da Semana Nacional da Família com celebração da Santa Missa e comemoração pelo Dia dos Pais. E no decorrer da semana, da segunda-feira à quinta-feira foram rezados terços na casa das famílias sorteadas anteriormente durante as celebrações dominicais, objetivando envolver as famílias e incentivar a vivência do tema proposto: “A família e a amizade social”. 

O primeiro Terço foi na casa do Srº Toninho e Clarice, da comunidade Todos os Santos. O segundo (terça-feira), foi na residência da família do Srº Nelson, Rosilda e Tiago (comunidade Nossa Senhora de Lourdes). O terceiro foi na casa da família sorteada da comunidade da matriz Santo Antônio, Rosa e Marcelo, da Pastoral do Dízimo; e o último (quinta-feira), na casa da Senhora Maria Nice (81) da comunidade Santo Antônio. 


Na Sexta-Feira (16) ocorreu a Missa com benção individual para as famílias, presidida pelo Pároco, Roberto J. Gottardo. Na celebração houve um momento em que representantes da comunidade (faixa etária dos 7 aos 81 anos) sentaram numa mesa para participar de uma animada conversa com Padre Roberto, a partir de três questões previamente elaboradas, oportunizando aos presentes reflexão e aprofundamento da temática especifica da semana da Família. E como foi proveitoso! Após a missa todos foram convidados para participar dos festejos do Arraiá da Santo Antônio.


No sábado, às 15h ocorreu na Matriz o casamento comunitário com vinte casais. Uma festa inesquecível! E para arrematar com chave de ouro a celebração da Semana Nacional da Família no Domingo (18) houve a caminhada das Famílias saindo da Praça da Bíblia, às 17h, em direção à Catedral Sagrado Coração de Jesus, na qual foi celebrada a Missa de encerramento, às 18h, presidida pelo Pe. Marco Quaini e concelebrada pelo nosso pároco, Pe. Roberto J. Gottardo,SJ. 


Entendemos que a Semana Nacional da Família é uma oportunidade preciosa para redescobrirmos o valor da família e da amizade em nossas vidas. Ao refletirmos sobre o lema: “Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho”, sentimo-nos impelidos a sermos testemunhas do amor de Cristo, cultivando relações autênticas e duradouras que reflitam a bondade e a misericórdia de Deus em nossas vidas e em nossas famílias.


A família é uma instituição instituída por Deus para ser “Santuário da vida” (Papa João Paulo II). Desde que Deus desejou criar o homem e a mulher “à sua imagem e semelhança” (cf. Gn 1,26), Ele os quis “em família”. Tal qual o próprio Deus que é uma Família em três Pessoas divinas, assim também o homem, criado à imagem do seu Criador, deve viver em família, numa comunidade de amor, já que “Deus é amor” (cf. 1Jo 4,8) e o homem lhe é semelhante. “A família é a comunidade na qual, desde a infância, se podem assimilar os valores morais, em que se pode começar a honrar a Deus e a usar correta mente da liberdade. A vida em família é iniciação para a vida em sociedade” (CIC,2207).


Os membros da Pastoral Familiar estão de parabéns pelo empenho, dedicação e participação efetiva em todas as atividades, incluindo também o envolvimento direto nos festejos relativos ao Arraiá. Fizemos, sim, nesta semana, uma experiência profunda de como como devemos viver a fé no interior da Igreja, no interior da família e na sociedade, sendo presença de sal e luz. Deus seja louvado.  




 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados