Agentes prontos para atuar na Capelania Hospitalar

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
No domingo (27) ocorreu a conclusão do Curso de Extensão do Ministério da Capelania Hospitalar e Visitação aos Doentes, oferecido pela UNIFACC - MT em parceria com a Forania de Sinop. Os encontros de formação foram distribuídos em 6 módulos com duração de 8 horas cada um, foram ministradas no último domingo dos meses de março a agosto/2023, na Sala Santa Maria da comunidade Matriz da Paróquia Santo Antônio.

Objetivou-se capacitar ministros e agentes de pastorais da Igreja Católica e das igrejas - membros do Conic e colaboradores/as para o ministério da Capelania Hospitalar e visitação aos doentes. Os assuntos abordados em cada módulo foram: “Tópicos de introdução à Capelania Hospitalar”; “Tópicos de Antropologia e Teologia da Saúde”; “Tópicos de Tanatologia, Cuidados Paliativos e Ética”; “Práticas de Capelania Hospitalar/Espiritualidade da Visitação”; “Tópicos de Psicologia”; “Prática da Capelania em Visita Hospitalar”.


O último dia da formação iniciou com a missa às 8h, na comunidade Matriz Santo Antônio, em ação de graças pelo empenho e perseverança dos 50 concluintes do curso. A celebração foi presidida pelo pároco, Pe. Roberto J. Gottardo,SJ. Após a saudação inicial, apresentou o Pastor da Igreja Evangélica da Confissão Luterana no Brasil, Deolindo Feltz, Capelão Hospitalar do Sínodo do Mato Grosso e do Hospital de Câncer do Mato Grosso (Cuiabá) e um dos professores que ministraram a formação. Ele assumiu o primeiro e o último módulo. Ele fez uso da palavra no momento da homilia. E como foi bom, ouvi-lo! 


Antes da benção final, a turma foi convidada à frente para apresentar-se à comunidade que aplaudiu efusivamente pela feliz iniciativa da Igreja. Todos foram cumprimentados e parabenizados pelo esforço e dedicação e, por fim, receberam uma bênção especial.


Após a missa, felizes e consolados, todos se dirigiram para a sala Santa Maria. A palavra inicial do bispo (vídeo), Dom Canísio Klaus, que saudou e cumprimento os participantes pelo curso. Em seguida, o pastor Deolindo deu algumas orientações acerca da formação prática reservada para a tarde. Às 13h, todos estavam a postos na Capela do Hospital Santo Antônio para receberam as últimas instruções e encorajamento. Deolindo reforçou fez memória do conteúdo ministrados nos encontros formativos, lembrando que “os melhores professores são os pacientes”. Somente com a prática é que vai se aprimorando o que foi estudado. O grupo foi fracionado e as visitas iniciaram.  


Após as visitas, todos retornaram à capela para a partilha da experiência e esclarecimento de eventuais dúvidas e/ou dificuldades. O momento contou com a presença da simpática senhora Zuleide, paciente do hospital, que prontamente aceitou participar, simulando uma visita entre ela e o pastor, para que os “alunos” pudéssemos vivenciar esse momento feito por alguém tão experiente como o pastor Deolindo e assim se sentirem mais seguros na missão. Foi ótimo. 


Nos depoimentos que se seguiram, todos reconheceram quão importante, rico e profundo foi o itinerário formativo. Foram muitos os aprendizados. Por fim, o hospital gentilmente ofereceu um lanche para todos os concluintes e era visível a alegria e satisfação de todos pela meta alcançada. Que ninguém se esqueça. No dia do Justo juízo, o cuidado com os doentes será um critério decisivo: “Eu estava doente e cuidastes de mim” (cf. Mt 25,36).












 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados