Agosto: mês das vocações e de eventos notáveis

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Agosto é um mês onde a Igreja dedica às vocações. Em cada domingo é lembrado de uma vocação específica. No primeiro domingo de agosto evocamos a vocação sacerdotal, oportunidade para agradecer, reconhecer e homenagear quem dedica a sua vida em favor do povo de Deus e ensina os ensinamentos do divino Mestre. Nesse sentido as missas celebradas em todas as comunidades de nossa Paróquia neste domingo (07), foram feitas singelas homenagens aos nossos queridos padres.

O destaque especial deste domingo foi a missa celebrada, às 9h30, na Comunidade de Todos os Santos. As lideranças decidiram e resolveram abraçar a causa da construção da nova igreja de Todos os Santos. Os esforços estão ganhando força e muitas pessoas estão se envolvendo no projeto. Como peteleco inicial organizaram com esmero e muito empenho a aguardada “Missa Sertaneja”.

A missa foi presidida pelo nosso pároco, Pe. Roberto J. Gottardo,SJ, e concelebrada pelos padres Antônio Miguel Mallmann, pároco de Santa Carmem e Pe. José Fernandes (Bragança Paulista –SP), com especial participação de visitantes de outras paróquias. Notou-se a participação efetiva de muitos paroquianos da Paróquia Santo Antônio o que permitiu a missa tornar-se ainda mais bela e memorável. O comprometimento de toda a comunidade ficou demonstrado na logística impecável de todos os aspectos que uma celebração implica: planejamento, organização, preparação da liturgia, animação litúrgica. Uma beleza! 


Em sua homilia Pe. Roberto iniciou explicando sobre o sentido da missa e que não existe missa sertaneja ou qualquer outro adjetivo que se queira aplicar ao “Mistério de fé”. Deixou bem claro que a missa é o memorial da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Missa não é espetáculo, mas dispor-se a abraçar a proposta do Calvário, porque se trata de fazer memória subversiva Daquele que em tudo realizou a vontade do Pai (cf. Jo 4,34). O diferencial foram as letras dos cânticos (paródias) no ritmo sertanejo.


Certamente, foi uma das reflexões mais lindas e profundas pronunciadas pelo nosso pároco. Os fiéis atentamente escutavam, pareciam “congelados” em suas cadeiras, não se ouvia um pio, pareciam que nem respiravam e não era para menos, uma reflexão com palavras sábias, verdadeiras e profundas que nos fazia refletir sobre o que realmente estamos fazendo com a nossa vida? Será que estamos administrando bem o que Deus nos confiou? O que estamos fazendo de bom para apresentar no Dia do justo juízo? 


Falou-nos Pe. Gottardo que desta vida não levaremos nada de material até porque não somos donos de dana. O evangelho ensina que somos simples administradores do tempo, dos filhos/as, dos bens da criação e do nosso próprio corpo: “O senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens” (cf. Lc 12,44). Deus nos dá o exemplo de além de nos dar tudo Ele veste o avental e põe-se a nos servir. A reflexão na íntegra estará disponível em nosso site www.santoantoniosinop.org.br  em "Artigos".


No final Pe. Gottardo convidou todas as crianças presentes na missa para abençoar as “lembrancinhas” preparadas pela comunidade para serem distribuídos no final da celebração. Sem dúvida uma missa simples e bela como deve ser as coisas de Deus.


Após a missa foi servido um delicioso almoço preparado pelas lideranças tudo em prol da construção da Nova Igreja. O clima fraternal, alegre e participativo era visível, e foi a tônica da festa. Pe. Roberto agradeceu efusivamente a todos e elogiou a organização, o cuidado e o zelo de todos no conjunto da obra. 


Realmente a Comunidade Todos os Santos está de parabéns. Com a missa “sertaneja” proporcionou singular e belíssimo evento religioso, vivido em família e como família de Deus. Ficará para a história como evento exitoso e, certamente, servirá de plataforma para novos voos. Deus seja louvado. 


 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados