Benção do 4º Encontro dos Gaiteiros de MT no CTG

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
O pároco, Pe. Roberto Jerônimo Gottardo, SJ, foi convidado pelos idealizadores do evento para ministrar uma benção especial para todos os presentes. Dito e feito. 

Após presidir a missa na comunidade de Nossa Senhora de Lourdes, dirigiu-se ao CTG “Estância da Amizade de Sinop”, para oferecer um momento de oração para os gaiteiros e às centenas de pessoas que comparecem para prestigiar o evento e confraternizar-se. Encontro dos gaiteiros teve sua primeira edição no dia 21/02/2016; a segunda, aos 02/04/2017; e a terceira aos 7/4/2019. O evento tem demonstrado vitalidade e força, cresce à cada edição. O flagelo da pandemia obrigou à pausa. É hora de retomada... e com muita animação! 

Em sua fala Pe. Gottardo, destacou a presença da menininha Ana, que com apenas 5 anos de idade já domina o instrumento. O gaiteiro mais idoso presente no evento conta com 79. Uma beleza! 

Transcrevo aqui na íntegra a mensagem introdutória à bênção proferida por Pe. Roberto, pela beleza e profundidade de suas palavras:

Caros irmãos e irmãs, 

Estamos aqui reunidos no CTG de Sinop para impetrar junto de Deus as bênçãos do céu para este evento que reúne gaiteiros e famílias de muitas paragens, para um dia de confraternização e de exibição de talentos musicais. Indubitavelmente, um dia de festa e uma oportunidade extraordinária também para se soprar as brasas da amizade.  

Tradicionalmente, o CTG tem se firmado como um lugar de encontro, um lugar de fazer memória de tantas histórias e estórias do nosso povo, um lugar para se celebrar a beleza da vida. “Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”, rezava o salmista. Afinal “a vida não é de se brincar porque em pleno dia se morre” (C. Lispector). É preciso aprender e saber viver...  

Não podemos ser um povo desmemoriado que se esquece das origens e da cultura da qual fomos gestados. Sabemos que a música é a mais universal das artes e deve ser compreendida como expressão cultural que engendra identidade de povos e grupos étnicos, e alegra o coração de todos. Uma vida sem música é uma vida sem graça, sem leveza e sem emoção. “A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos. A melodia é a vida sensível da poesia” (Beethoven). 

Certamente, este evento enseja, em última análise, ser uma experiência de fraternidade, de liberdade e de alegria para todos, embalado pela boa música provinda dos acordes das gaitas. Agradeçamos a Deus pelo dom da vida, pelo tesouro das nossas famílias, pela beleza da poesia e pela harmonia da música que nos faz saborear a presença do divino e sonhar com o céu. Dizia o filósofo Aristóteles que “a música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição\".  

Desejo a todos vocês, neste histórico dia de confraternização, 3 de abril de 2022, muita conversa, boas risadas, muita paz, segurança e respeito mútuo. Outrora, São Paulo lembrava do essencial para o bem viver e conviver em comunidade: “Amai-vos uns aos outros e procurai viver sempre em paz” (cf. Heb 12,14).

 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados