Celebração da Confirmação na Matriz

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A comunidade Matriz Santo Antônio de Sinop, na noite de sexta-feira (30), vivenciou um momento de grande alegria com a celebração do sacramento da Confirmação de 116 jovens. A missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Canísio Klaus e concelebrada por Pe. Roberto J. Gottardo,SJ e Pe. Marcelo P. da Costa,SJ. 

Dom Canísio enfatizou em sua homilia, que onde está Espírito de Deus está a alegria, pois “a missão do Espírito Santo na Igreja é dar ânimo, vida, alma, comunhão e renovação. E quando acolhemos o Espírito Santo conforme o Evangelho nos relata (cf. Jo 20,22) recebemos a paz que Jesus nos dá”.


E com carinho direcionou uma palavra aos crismando falando da importância de acolher o Espírito Santo na vida, pois “é pelos dons recebidos que vamos ter a direção certa para fazer as escolhas segundo a vontade de Deus, assim saberemos com clareza qual vocação seguir e nos doar aos outros com amor e alegria”. Asseverou que “toda vocação é em vista do bem para o outro, cada um vai descobrindo e aperfeiçoando para servir aos irmãos, assim se fundamenta a nossa vida cristã, fomos criados no amor para o outro”. 


Partilhou também a sua alegria pelos 25 anos de serviço ao episcopado. Agradeceu sobretudo aos padres que o incentivaram o servir a Igreja, principalmente ao Pe. Isidoro Schneider,SJ, foi seu coroinha e que através desse padre das suas palavras e exemplos foi despertado para a vocação sacerdotal. Conclui: “Quem se deixa guiar pelo Espírito Santo, realiza as obras de Deus”.


Após a homilia deu-se início o rito do sacramento da Confirmação, primeiramente com a renovação das promessas do Batismo e da profissão de fé dos crismandos; em seguida, o bispo juntamente com Pe. Roberto e Pe. Marcelo estenderam as mãos sobre todos os crismandos invocando a efusão do Espírito Santo sobre eles. Por fim, o momento da Unção no qual os jovens foram ungidos com o Óleo interagindo com Dom Canísio. 


No final Pe. Roberto fez questão de lembrar da presença dos quatro seminaristas e animou a todos os presentes a rezarem pelas vocações. Aproveitou o embalo para explicitar o desejo que todos os crismados deem prosseguimento à caminhada de fé. A vocação à santidade é para todos, mas quem sabe Deus não chamará alguém desta turma para um comprometimento mais radical com o Reino, servindo a Igreja como religioso/a e/ou sacerdote? E fez uma provocação aos crismados perguntando se estavam dispostos a participar do “projeto Evangelizar”, a grande maioria confirmou o seu compromisso e desejo em dar continuidade e participar do grupo.


Um agradecimento especial à coordenação da Catequese (IVC) e aos abnegados catequistas que deram o melhor de si para que a garotada possa conhecer, amar e servir Jesus com alegria e interesse. A nossa gratidão também aos animadores da celebração e aos familiares presentes. As sementes foram lançadas e agora esperamos confiantes a graça e a força do Espírito Santo de Deus para que germinem e possam produzir saborosos frutos para o Reino. Tudo para a maior glória de Deus.



 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados