Celebração da Quarta-feira de Cinzas

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Teve início ontem (22), com celebração da Quarta-feira de Cinzas, o tempo litúrgico da Quaresma. Tempo favorável no qual todo cristão é convidado a se dedicar mais à oração, ao silêncio, à reflexão, ao jejum e à prática da caridade e do perdão. Um tempo de graça para nos dispormos a identificar em nós aquelas coisas que não estão de acordo com a proposta de Jesus, com o seu modo de viver e buscar através da intimidade com Ele a mudança de vida. 

Quaresma é essencialmente tempo propício à conversão pessoal: “Convertei-vos e crede no evangelho” (cf. Mc 1,15). Neste sentido, para vivermos o tempo litúrgico da Quaresma de modo mais efetivo e frutuoso a Igreja do Brasil propõe a Campanha da Fraternidade. O tema escolhido para 2023 é “Fraternidade e Fome” como o lema: “Dai-lhes vós mesmo de comer” (cf. Mt 14,16). Àquelas pessoas que fazem da religião um teatrinho bizarro com práticas exteriores e alienantes, Jesus ensina que não devemos imitar os hipócritas que gostam de esse exibir e de considerarem melhores e superiores aos outros (cf. Mt 6,1-6.16-18).    


Foram celebradas quatro missas: na matriz, às 15h e às 19h30; em Todos os Santos, às 19h30, e em Nossa Senhora de Lourdes, às 19h30. Todas com excelente participação de fiéis. A missa da noite na Matriz das 19h30 foi presidida pelo nosso pároco, Pe. Roberto J. Gottardo, SJ. Na homilia enfatizou que o rito da imposição das Cinzas enseja lembrar a todos que somos criaturas frágeis, imperfeitas e pecadoras, mas amadas por Deus. As cinzas lembram de uma verdade nua e crua, para muitos indigesta: “Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar” (cf. Gn 3,19). 


Uma fala bem interessante de Pe. Roberto, foi quando ele disse: Deus não se envergonha dos nossos pecados e das nossas fragilidades, Ele sabe do que somos feitos (cf. Jo 2,24), não precisamos ficar presos ao passado e alimentar culpas que apenas envenenam a alma. Importa nos dispomos a “rasgar o coração, e não as vestes” (cf. Joel 2,13) e acreditarmos na imensa misericórdia de Deus.  


Após a homilia o padre abençoou as cinzas e com a ajuda de sete Ministros foi imediatamente ministrada aos fiéis, em clima de oração e recolhimento. Pe. Gottardo em um dos seus escritos: “Iniciemos com boa disposição, abertura de coração e proveito espiritual os 40 dias da Quaresma; tempo também para acompanharmos Jesus na duríssima experiência de deserto com toda sorte de tentações e adversidades. Que o mesmo Espírito que impeliu Jesus ao deserto nos acompanhe e nos ilumine”. Que assim seja.








 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados