CHAMMÁ dos Homens

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
No domingo (23), às 16h, foi celebrada a missa de encerramento do 14º CHAMMÁ dos Homens da Forania de Sinop (MT), realizada na Casa de Formação Shalom. Foram 24 homens chamados e que se dispuseram a permanecer no fim de semana “retirados” para um aprofundamento espiritual. Todos acima de 50 anos de vida. 

A missa foi presidida por Pe. Roberto J. Gottardo,SJ, que animou os participantes a falarem sobre o encontro, tendo como motivação o refrão do salmo da liturgia do dia, “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!” (cf. Sl 106). O denominador comum das falas pode ser resumido pelo verbo "despertar".  O mais animado de todos foi o senhor Sólon Francisco de Souza que deu o seu testemunho dizendo que há 47 anos participava da Missa sendo arrasado pela esposa, a senhora Antônia. Fora muitos os convites para participar de eventos promovidos pela Igreja, mas sempre encontrava desculpas e/ou mentiras para escapar, mas dessa vez aceitou o convite e como ficou feliz! 


Em sua homilia, Pe. Roberto explanou sobre o riquíssimo evangelho de Mc 4, 35-41, no qual a atitude de Jesus contrasta radicalmente com a postura dos discípulos, enquanto Ele dormia, aqueles estavam apavorados diante do mar encrespado. Ao acordarem o mestre para salvá-los, Jesus se levantou e os questionou com severidade: "Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?" (cf. Mc 4,40). Pe. Roberto relatou que a tempestade acontece quando nos deparamos com algo novo, quando resistimos tenazmente às mudanças, quando fingimos não escutar; como consequência vem pensamentos negativos, incertezas, dúvidas, angústia e monstros interiores começam a pipocar... Isto acontece também conosco quando não nos damos conta que Jesus está viajando no nosso barquinho (vida, família, Igreja) o tempo todo. Deus não dorme, somos nós que dormimos quando cultivamos uma religião superficial, quando cultuamos um deus caricato à nossa imagem e semelhança, quando temos medo de entregarmos a nossa vida em Suas divinas mãos. 


No final os participantes ganharam o Novo Testamento e um crucifixo, e tiveram a alegria de receberam uma bênção especial de Pe. Roberto. Pousaram para o registro de fotos e com grande alegria contagiaram a todos os presentes. Deus seja louvado. 



 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados