Dom Canísio celebra na comunidade São Marcos

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Na quinta-feira (27), Dom Canísio Klaus esteve na comunidade São Marcos (Gleba Mercedes V) para presidir a missa, às 19h30, na qual 10 jovens tiveram a alegria de serem crismados. Pe. Marcelo Pereira da Costa,SJ acompanhou o bispo e a coordenadora da Catequese da paróquia de Santo Antônio, Senhora Soeli Siaska, juntamente com as catequistas, tiveram o cuidado de preparar diligentemente a celebração.  

Durante a celebração, Dom Canísio disse que a Diocese Sagrado Coração de Jesus de Sinop (MT) é constituída por mais de 900 comunidades distribuídas em 35 Paróquias, por isso é humanamente impossível visitar todas com relativa regularidade. Por isso, fez questão de expressar gratidão e alegria por estar presente nesta data na Gleba Mercedes V. Lembrou também dos embates e das reuniões com os moradores da Gleba na ocasião que reivindicavam os direitos à indenização das terras “devoradas” pela implantação da Usina.


Destacou ainda o momento feliz que a nossa Igreja está vivendo com o processo sinodal, no qual o Papa Francisco convoca todos os cristãos a fazerem uma efetiva experiência de “participação e comunhão”, dando sentido especial a todos os serviços e ministérios que acontecem no interior das nossas comunidades, dentre eles a IVC (Iniciação à Vida Cristã). A Igreja vivamente deseja que as paróquias se esforcem em dinamizar e traduzir em prática o envolvente projeto eclesial da Igreja do Brasil da IVC que envolve a família, a comunidade, os conselhos e todas as pastorais, serviços e movimentos.


Disse aos jovens crismandos que ao serem ungidos com o Óleo estavam sendo consagrados e assinalados com a luz do Espírito Santo para se tornarem arautos do Evangelho de Jesus. Com palavras de ânimo e encorajamento, falou: “Deus confia, Deus conta, Deus precisa de vocês também, venham somar conosco, sabemos que podemos fazer muitas coisas, mas com vocês podemos fazer todas as coisas”.


Após a homilia realizou-se o rito do sacramento da Crisma. Dom Canísio juntamente com Pe. Marcelo impuseram as mãos sobre os crismandos e fizeram a oração de invocação dos Sete dons do Espírito Santo sobre os jovens e a comunidade permaneceu em silêncio orante, em seguida os jovens foram ungidos na fronte, com a fórmula: “(N.) recebe por este sinal o Espírito Santo, dom de Deus”.


Parabenizou a caminhada dos jovens e pediu a Deus que os iluminassem e os abençoassem a fim de que possam perseverar no caminho da fé e viver a vocação cristã com alegria. Por fim, agradeceu o trabalho de todas as lideranças das comunidades da Gleba (São José, São Marcos, Santa Luzia e Nossa Senhora de Salete), destacando o trabalho das catequistas.






 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados