Encontro com as equipes de liturgia

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Na noite de terça-feira (9), as equipes de liturgia da Paróquia Santo Antônio estiveram reunidas na Sala Santa Maria (Matriz) para um momento de formação. Inicialmente Nathan, coordenador da liturgia, convidou Pe. Roberto para fazer a oração inicial tendo como horizonte o tempo litúrgico da Quaresma: Que estamos buscando? (cf. Jo 1,38). 

Pe. Roberto proporcionou aos presentes importante meditação a partir da proposição “não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus” (cf. Mt 4,4) explicitada por Jesus no enfrentamento com o diabo no deserto no contexto das tentações de Jesus. 

Com livres adaptações de uma reflexão levada a cabo por Pe. Adroaldo Palaoro,SJ, sobre o conhecidíssimo episódio das tentações de Jesus, assunto que fez-nos compreender as contraditórias inclinações que se aninham no nosso coração como também as “fomes” que atazanam o nosso juízo, escancarando assim as nossas carências e pecados, às vezes, maquiados com boas intenções. Quaresma é tempo propício para tomar decisões, para uma conversão sincera e nos configurarmos mais à pessoa de Jesus Cristo. 


Após a leitura do texto com momentos de silêncio e visualização de imagens contidas nos slides, surgiram questionamentos, os quais Pe. Roberto elucidou à luz do Evangelho deixando claro que a proposta da Campanha da Fraternidade no contexto da Quaresma foi pensada e planejada pela Igreja (CNBB) para lembrar a todos que a salvação passa pela proximidade com os empobrecidos (solidariedade) e pela repartição dos bens (partilha). “Eu estava com fome e me destes de comer” (cf. Mt 25,35). Enquanto cristãos, ai daquele/a que ficar indiferente diante do escândalo da fome.   

Por fim, Nathan passou as orientações relativas às celebrações da Semana Santa com esclarecimento de dúvidas e/ou questionamentos. Deseja-se que as liturgias sejam bem preparadas e executadas com amor, criatividade e fidelidade às diretrizes da Igreja, tendo em vista a maior glória de Deus e a santificação dos fiéis. 


Pe. Roberto concluiu o fraternal encontro com a oração final impetrando junto de Deus a benção de Deus para todos os presentes e suas respectivas famílias.

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados