Encontro de Formação Litúrgica

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
O Encontro formativo de Liturgia realizado na noite de terça-feira (06), na Comunidade Matriz, das 19h30 às 21h20, reuniu 170 participantes. Contou também com a participação de lideranças de outras paróquias: Catedral Sagrado Coração de Jesus, Santa Rita de Cássia (Vera), São Judas Tadeu (São Cristóvão) e das comunidades de Nossa Senhora Aparecida e Sagrada Família.

A formação foi conduzida pelo pároco Pe. Roberto J. Gottardo,SJ abordando o tema A Igreja evangeliza e se evangeliza com a beleza da liturgia,  preparado a partir de quatro artigos publicados pelo teólogo Frei Luis Felipe C. Marques (OFMConv.) com livres recortes e adaptações.  

A coordenadora da liturgia Camila acolheu os participantes, desejando um ótimo encontro a todos. Em seguida, Joelber (Coordenador da Catequese) conduziu com muita alegria e disposição a oração inicial.


No início de sua fala Pe. Roberto convidou o senhor Ricardo Schneider para dizer algumas palavras sobre o Encontro da Província do Brasil, que aconteceu entre os dias 22 e 25 de julho de 2024, no Mosteiro de Itaici (Indaiatuba (SP). Ele acompanhou o pároco na qualidade de representante das lideranças da nossa Paróquia. 


Após a rápida partilha do Ricardo, Pe. Roberto desenvolveu o tema proposto com 31 slides ilustrados com belas e oportunas imagens. Destacamos, aqui, algumas “pérolas”: “A liturgia é aquilo que Deus faz ao homem e não o que o homem faz para Deus” (cf. Bento XVI). “A liturgia é beleza porque Deus é o protagonista. Compreender a liturgia como mistério de fé, significa, antes de tudo, que não somos nós que fazemos a liturgia, mas é ela que faz de nós fiéis, corpo de Cristo”. 


No final teve sorteio de brindes aos participantes. Foi uma noite agradável e consoladora. Percebe-se que existe um grande interesse da parte de todos pelo tema, mas também podemos dizer que a formação é uma exigência de nossa condição humana, pois convivemos com inúmeras limitações e as fragilidades pessoais e institucionais são sensíveis. Isso exige de todo o Povo de Deus, e de cada um em particular, a busca permanente da compreensão e da vivência da nossa fé. “O homem que não tem os olhos abertos para o Mistério passará pela vida sem nunca ver nada” (Einstein).


Nossos agradecimentos a todos que se empenharam para que o encontro acontecesse.

Tudo para a maior glória de Deus.






 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados