Encontro de formação para Ministros

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Na noite de ontem (16), às 19h30, ocorreu a reunião paroquial com os Ministros da Eucaristia (MESCEs), na Sala Santa Maria da Comunidade Matriz. A participação foi muito boa, com destaque às ministras da comunidade São Marcos (Gleba Mercedes V), que não mediram esforços e se fizeram presentes.

A intencionalidade da reunião foi orientar os ministros no atendimento aos enfermos em suas respectivas residências e esclarecer eventuais dúvidas acerca dos doentes impossibilitados de frequentar as Missas por causas das limitações físicas. 

A senhora Darcília Tessaro Paula, que atua como ministra há mais de 30 anos foi convidada pelo casal coordenador, Leandro e Amélia, para dar o seu testemunho e partilhar sua experiência objetivando infundir ânimo e encorajamento aos novos que se sentem aquém da missão. Dona Darcília fez e continua fazendo um trabalho maravilhoso que merece toda a nossa admiração e respeito. Atualmente, com quase 80 anos de vida, ela atende 13 (treze) doentes. 

Sem seguida, Pe. Roberto, apresentou slides recolhendo alguns tópicos da mensagem do Papa Francisco por ocasião do 32º Dia Mundial do Doente: “Não é bom que o homem esteja só” (cf. Gn 2,18), ou seja, o ser humano é um ser relacional. Ficou bem claro para todos que o veneno do pecado que se projeta nas múltiplas relações que travamos e que, muitas vezes, gera suspeita, divisões e solidão, atinge de modo acachapante os nossos idosos e enfermos. Vivemos imersos na cultura do individualismo e das vaidades pessoais que exaltam as aparências, a “produtividade”, cultiva o mito da eficiência, tornando-se indiferente e até implacável quando as pessoas já não têm as forças necessárias para atender as expectativas do deus mercado.

Por isso, cuidar dos enfermos significa, antes de mais nada, cuidar das suas relações, de todas as suas relações: com Deus, com os outros - familiares, amigos, profissionais de saúde - com a criação, consigo mesmo. E para melhor orientação aos ministros, Pe. Roberto deixou como sugestão o vídeo “Orientações para visitas aos enfermos” do Pe. José Carlos Pereira.

Para finalizar foram comunicadas algumas importantes informações sobre a Festa do Padroeiro, Santo Antônio, no dia 13 de junho de 2024. O casal Juliano e Camila Lopes, coordenadores da festa, doravante vão servir a Comunidade Matriz, na qualidade de MESCEs. Foram convidadas as ministras Cláudia e Neide, aniversariantes do dia, para a oração conclusiva e os parabéns. 

 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.