Encontro de formação sobre a IVC

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
No último domingo (27) foi realizada a formação sobre a Iniciação à Vida Cristã (IVC), na casa Shalom, das 8h às 15h, com assessoria de Pe. Odilo Hoepers, SJC (Diocese de Diamantino), que atendeu com solicitude o convite de Pe. Roberto J. Gottardo, SJ. Dada a relevância da temática, Pe. Prim (coordenador da Forania) sugeriu ao nosso pároco que abrisse espaço para a participação também de alguns membros de outras paróquias da Forania de Sinop. Dito e feito. Vale lembrar que o projeto da IVC será oficialmente implantado em toda a diocese de Sinop, a partir de 2023.

Pe. Odilo de uma forma simples, clara e didática conduziu a formação utilizando-se de slides elaborados a partir do livro Paróquia e Iniciação Cristã de João Fernandes Reinert, mostrando aos participantes, além do rico conteúdo, a necessidade premente de nos adaptarmos aos novos tempos e a não nos entrincheiramos no passado. Tudo flui e tudo muda numa velocidade alucinante e a Igreja não pode ficar inerte. Enquanto cristãos, não podemos ficar estagnados repetindo o depressivo “aqui, sempre foi assim”. 

Segundo Pe. Odilo o mundo é dinâmico e desafia a vida de fé. Por isso precisamos rever o que estamos oferecendo em matéria de evangelização. Isto não significa que tudo o que foi feito até agora esteja errado, mas no contexto cultural no qual estamos imersos não é mais possível ir em frente fazendo tudo do mesmo modo. Sejamos honestos: hoje, não estamos conseguindo evangelizar os nossos jovens (e em algum momento da história se conseguiu!?). Segundo as estatísticas 90% dos jovens crismados não participam das atividades desenvolvidas pela Igreja, negando na prática o conteúdo do sacramento recebido. Que está acontecendo?! A Igreja está em crise. Não podemos fechar os olhos e fingir que está tudo bem, por medo de enfrentar os complexos desafios e/ou por comodismo. 89% dos batizados não estão na Igreja. É espantoso! Precisamos, sim, ir ao encontro deles com empatia, alegria e sem moralismos. 

Pe. Hoepers ofereceu-nos algumas pistas sobre a proposta da Igreja do Brasil. A IVC representa, de alguma forma, a percepção que a Igreja tem em relação a si mesma. É hora de despertar para a compreensão de nova realidade sócio, cultural e religiosa; é chegado o tempo de dar valor à mística, à experiência pessoal de Deus, ao aprofundamento da fé. É tempo de procurar evangelizar de modo mais personalizado, renovado e criativo; é tempo também de revermos as nossas estruturas paroquiais, muitas vezes reféns da burocracia que atravanca e dificulta o processo do anúncio do evangelho. É preciso sair da zona de conforto... Para isso precisamos primeiramente de uma conversão pastoral que vai gerar mudança de mentalidade e impactar na vivência da fé em comunidade. 

O projeto da IVC é bastante ousado, pois busca resgatar o Catecumenato que caracterizou a prática da Igreja nos primeiros séculos do Cristianismo. Nos primeiros séculos, não obstante a perseguição e tanto sangue derramado por causa do evangelho, se primava pela articulação orgânica entre fé e vida, entre liturgia e catequese, vida religiosa e inserção no mundo, conhecimento doutrinário e relação pessoal com Jesus Cristo. É preciso voltar a beber das fontes. 

O Espírito Santo quer fazer novas todas as coisas (cf. Ap 21,5). Com a união das lideranças, com a força que brota da fé e o desejo de “em tudo amar e servir” vamos renovar e buscar inovar sempre nas nossas atividades pastorais. Doravante, devemos pelejar para levedar toda a massa que constitui a Igreja, dentro na perspectiva da IVC. Que venham os frutos! Que Nossa Senhora, a primeira educadora da fé, interceda junto de Deus, na companhia do nosso querido padroeiro, Santo Antônio, para que alcancemos tudo realizar para a maior glória de Deus. 

Certamente, foi um domingo abençoado, de escuta e de muito aprendizado para todos. Agradecendo a todos os presentes e, de modo especial, ao bondoso Pe. Odilo que se disponibilizou vir até Sinop para nos ajudar a compreender um pouco mais aquilo que o Espírito está querendo comunicar à Igreja de Deus, aqui, na Igreja particular da Diocese do Sagrado Coração de Jesus de Sinop.  Deus seja louvado. 

 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados