Encontro de namorados na Santa Maria

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
“Reze por todos os casais de namorados para que encontrem neste período do relacionamento a beleza de Cristo que os deseja felizes e castos” (Papa Francisco).

Mais uma vez a Pastoral Familiar da Paróquia Santo Antônio nos surpreende e a cada dia se supera nas suas atividades pastorais. No dia 11 de junho, após intenso trabalho para organizar, preparar, decorar, enfim pensar em cada detalhe com muito amor, dedicação e carinho, foi realizado o “encontro de namorados”, na sala Santa Maria, na comunidade Matriz com 15 casais de namorados inscritos.
Foram convidados 3 casais palestrantes: Letícia e Walterson, com o tema: “Namoro, tempo de escolha”.  São ainda namorados, e deram edificante testemunho de vida. Ela cultiva a vida de oração desde o berço, é uma católica que vive a sua fé na prática, com atividades pastorais e sonha com um casamento feliz. Teve várias experiências de namora, mas não vingava. Mas Deus tinha reservado Walterson para ela. Quando se conheceram ele era apenas batizado e não frequentava a igreja. Hoje, são noivos e já estão se preparando para o casamento. Com oração e perseverança foram superando as arestas e as dificuldades. Ele está participando da catequese de adultos para receber os outros sacramentos que ainda faltam para o grande e esperado dia do casamento.

Após o relato do casal de namorados, tivemos ainda a palestra com o casal Ricardo e Marcela, que trataram do “Amor, afetividade e renúncia”. O casal Paulo e Claudia deram o testemunho de suas vidas desde os tempos de namoro. A psicóloga Cindy Stefani falou sobre o tema: “Incompatibilidades e vocação”. 

Para finalizar a formação Padre Marcelo utilizou textos da Palavra de Deus, para fundamentar e fazer a relação dos relatos de cada um com trechos específicos e concluiu com a dinâmica do perdão, momento muito forte e emocionante que mexeu com os casais.

O desfecho do encontro aconteceu na missa das 19h30, presidida pelo pároco, Pe. Roberto J. Gottardo,SJ, na igreja matriz de Santo Antônio de Sinop. Na homilia, lembrou de alguns aspectos da luminosa reflexão de Santo Agostinho sobre a Santíssima Trindade: 

O Pai é o eterno Amante, que ama desde sempre; é o Pai que suscita em nós o desejo de amar e sermos amados. Se o Pai é o eterno Amante, o Filho é o eterno Amado, aquele que desde sempre se deixou amar. O Filho nos faz entender que não só o amor é divino; é divino também o deixar-se amar, o receber amor. O Espírito é contemplado como o vínculo do Amor eterno que une o Amante e o Amado. O Espírito é a paz, a unidade, a comunhão de amor divino. O Espírito é a liberdade do amor divino. “Deus é Amor” (cf. 1Jo 4,8), movimento eterno e infinito de amor, na qual o Amante, o Amado e o Amor se relacionam tão intensamente até “transbordar-se” na criação do universo. E arrematou: A Trindade nos lembra que tudo é relação. Quanto mais unidos somos, por causa do amor que circula entre nós, mais nos parecemos com o Deus Trindade. “Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós e o seu Amor em nós é perfeito” (cf. 1Jo 4,12). 

Em suma, todos saíram com o mesmo sentimento de alegria e agradecidos por terem participado de uma tarde de sábado tão agradável e marcante.  Cabe um agradecimento especial aos palestrantes, aos casais de namorados e, principalmente, aos membros da Pastoral Familiar pela feliz iniciativa. Tudo para a maior glória de Deus.

 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.