Festa da Padroeira da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Após 9 dias de preparação com a novena que contou com a efetiva participação das Pastorais, Movimentos e Serviços da Paróquia Santo Antônio, a Comunidade Nossa Senhora de Lourdes alegremente se reuniu no último domingo (11) para festejar o dia da sua Padroeira, com a celebração da Missa solene, às 10h, sob presidência do pároco Pe. Roberto J. Gottardo,SJ.

Pe. Roberto saudou a todos e teceu elogios pelas visíveis melhorias que se nota na igreja de pedra, como a pintura e a aquisição do ar-condicionado. A instalação do ar-condicionado surgiu de uma “provocação” do pároco em setembro/2023 quando celebrou a “missa de envio” para os casais do ECC. No final da celebração estava encharcado de suor e muitas pessoas se abanando por causa do calorão. Ousadamente, o padre lançou a ideia: “Vocês não acham que, enquanto ECC, poderíamos nos mobilizar e oferecer um extraordinário presente para esta comunidade?”. O assentimento à proposta foi imediato. Desejo satisfeito! Os casais do ECC foram aplaudidos juntamente com a comunidade com uma bela salva de palmas. 


Depois de fazer memória com alguns flashes da aparição de Nossa Senhora de Lourdes que ocorreu em 1858 a partir de alguns escritos de Santa Bernadete, fez algumas considerações sobre o evangelho do dia (cf. Mc 1,40-45) que apresentava o episódio da purificação do leproso. Deixou claro que Jesus se faz solidário, se aproxima e se envolve com as nossas mazelas. Jesus, movido pela compaixão, se aproximou e tocou no leproso (uma terrível transgressão da lei) porque ele “veio para que todos tenham Vida e a tenham em abundância” (cf. Jo 10,10).


Continuou Pe. Gottardo, “a proximidade de Deus deve juntos aos descartados da história deve ser também a proximidade da Igreja, o estilo de vida de todo discípulo. Jesus chega tão perto das nossas enfermidades que assume o nosso lugar. Ele levava tão a séria a solidariedade com o sofrimento dos doentes, pobres e pecadores que se fez um deles. Entretanto, o estilo mais difundido entre nós é o de etiquetar as pessoas sem conhecer a história e os dramas da vida delas. Às vezes, somos ‘médicos’ que apresentam diagnósticos impiedosos e emitimos sentenças injustas e à distância como fazias os sacerdotes (autoridades) de então”.


E concluiu dizendo, “Nossa Senhora de Lourdes, assim como seu Filho também se apresenta como mãe dos doentes, dos leprosos, dos solitários, de todos aqueles que vivem no vale de lágrimas, precisamente os excluídos, aqueles que são colocados fora do convívio, em Jesus a miséria humana e a misericórdia divina se abraçam e o milagre da “cura e da libertação” acontece. 


Antes da benção final foi realizada singela homenagem a Nossa Senhora (coroação) com a participação de um grupo de crianças, foi cantada a Ave-Maria (em espanhol) por uma criança colombiana (Mariana). Por fim, Pe. Roberto abençoou os pãezinhos, a água e o sal que foram distribuídos aos fiéis. E para arrematar a festa dos 166 anos da Aparição de Nossa Senhora de Lourdes, Pe. Roberto convidou as três mulheres presentes que tinham o nome de Lourdes, as crianças e algumas outras pessoas para levantar a imagem da Santa para a bênção dos enfermos.


Em seguida todos os presentes foram convidados a permanecerem para saborear o almoço e participar de outras atrações. Cerca de 900 (novecentos) pessoas se deliciaram com os alimentos divinamente preparados. A comunidade está de parabéns pela qualidade dos serviços oferecidos, pela animação, organização e o clima fraterno e festivo. Salve, Maria! Saúde e alegria. 


Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!


 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados
 
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.