Formação para Ministros das Exéquias (2)

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Nos dias 15 e 22 de março, estiveram reunidos na sala Santa Maria da comunidade Matriz Santo Antônio, um grupo de Ministros Extraordinários da Comunhão e da Palavra, para participar da formação para Celebração das Exéquias. “Nas Exéquias, a Igreja pede que os seus filhos, incorporados pelo Batismo em Cristo morto e ressuscitado, com Ele passem da morte à vida e, devidamente purificados na alma, sejam associados aos santos e eleitos no Céu” (Ritual Romano). Este importante ministério da Igreja juntamente com a comunidade reunida visa oferecer a solidariedade fraterna e a oração com a família do defunto como refrigério para a alma, e participar efetivamente da “despedida” do ente querido e anunciar-lhe a vida eterna. Trata-se da última saudação dirigida pela comunidade cristã a um dos seus membros, antes do corpo ser conduzido à sepultura.


Aos Ministros que participaram dos dois momentos na formação, foram apresentados conteúdos embasados no evangelho de Lucas (cf. 20,27-40), onde Jesus foi arguido pelos Saduceus sobre o dado da Ressurreição. Para o povo da Antiga Aliança a morte significava literalmente o fim de tudo; as noções explicitas acerca da Ressurreição dos mortos é bem tardia. Não havia a consciência da ressurreição que temos hoje, porém Jesus quando a anuncia para os apóstolos, dizendo que o filho do Homem haveria de sofrer muito, enfrentar a morte de cruz, mas que ressuscitaria ao terceiro dia, causou perplexidade e muitas controvérsias entre os religiosos da época. Por isso Jesus foi duramente questionado e até ridicularizado por falar-lhes todas aquelas coisas. No entanto, Jesus não se deixou intimidar: “Ora, que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó. Ora, Deus não é Deus de mortos, mas sim de vivos, todos, com efeito, vivem para ele” (cf. Lc 20,37-38). 


No segundo momento da formação foram apresentados os aspectos práticos de como celebrar as Exéquias segundo a prática da Igreja. Com a preocupação de tornar o conteúdo ministrado bem didático e compreensível para todos, contou-se com o valioso apoio da Funerária Luz e Vida, que prontamente se dispôs a colaborar com a simulação de um velório nas dependências da sala Santa Maria. Em seguida, os Ministros se reuniram para trocar experiências e enriquecer ainda mais o que viram e ouviram dos ministros Ricardo e Marcela Zocolaro que pensaram o encontro. Portanto, neste encontro formativo foi realizado o rito litúrgico com a simulação de como deve ser realizado um funeral, desde o momento inicial até a benção da sepultura. Todos participaram e tiraram suas dúvidas sobre a celebração das Exéquias.


 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados