Formação para novos MESCEs na Paróquia São Camilo

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Na segunda (17) e na terça-feira (18), das 19h30 às 21h30, Pe. Roberto J. Gottardo,SJ, esteve no Centro Catequético da Paróquia São Camilo para colaborar na formação de novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCEs) daquela Paróquia, a pedido do pároco, Pe. Prim.

No primeiro dia a formação girou em torno do tema: A Eclesiologia a partir do Concílio Vaticano II. Procuramos deixar claro que o Vaticano II representou um novo Pentecostes não sem perplexidade e conflitos, porém. A instituição estava necessitando de uma “oxigenação” e o Papa João XXIII intuiu e capitaneou a ingente empreitada. Revisitou-se com renovado ardor e interesse às origens, às inspirações originárias na perspectiva da “comunhão e da participação”. O modo do Papa Francisco conduzir o povo de Deus e enfrentar os problemas relativos à venerável instituição que é a Igreja retrata bem o espírito do Concílio nos nossos dias.    
 
Na terça-feira, o assunto foi A consciência moral, a partir do renomado teólogo moral alemão, Bernhard Häring.  O autor franciscano da brilhante tese “A noção de consciência moral em Bernhard Häring e sua contribuição à atual crise de valores”, José Wiliam Corrêa de Araújo, OFMCap, serviu de base para a preparação do conteúdo discutido com os atentos futuros MESCEs. O Frei lembra que “o fenômeno da consciência moral é algo muito complexo” ainda mais se levarmos em conta a mentalidade reinante que tende a coisificar tudo com se tudo fosse mera mercadoria, incluindo o ser humano. Não obstante os ventos contrários, o autor sublinha que “Häring desenvolve a sua reflexão moral baseada na existência concreta da pessoa humana, na responsabilidade e no amor”. O seguidor de Jesus Cristo não pode simplesmente conformar-se com os padrões e os esquemas deste mundo (cf. Rom 12,1-2).   

Dada a grandeza e a abrangência dos assuntos, primou-se por apontar apenas alguns aspectos importantes sobre a Igreja e sobre a Consciência Moral que um MESCEs precisa conhecer para melhor desenvolver o ministério que lhes será confiado pela Igreja. Na verdade, os dois temas serviram de “aperitivo” para despertar o desejo de aprofundamento através de boas leituras, de estudos orientados e do envolvimento afetivo e efetivo com a comunidade eclesial.

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados