Homenagem aos dizimistas

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
As missas do último fim de semana (8 e 9), em todas as celebrações das comunidades da Paróquia Santo Antônio, foram enriquecidas com a explícita manifestação de gratidão a Deus pela participação e contribuição dos DIZIMISTAS na vida da pastoral da Igreja. 

Em Nossa Senhora de Lourdes, no domingo (9), às 8h, após a missa presidida pelo Pe. Marcelo Pereira da Costa,SJ, foi partilhado o café da manhã como demonstração de gratidão a todos os dizimistas que participam da comunidade.

Na comunidade Todos os Santos, também no domingo às 9h, foi presidida por Pe. Roberto J. Gottardo,SJ, em sua homilia nos falou que “Jesus não veio para aumentar o fardo da religião em nossas vidas, como faziam os religiosos naquele tempo”, e relacionou o amor de Jesus com o dízimo, e destacou que devemos ter cuidado para não entender o dízimo como uma imposição da Igreja, mas como “uma contribuição livre, regular e sistemática, como sinal de gratidão e de amor a Deus, por que tudo que temos é graças de Deus, a começar do ar que respiramos”. 

E emendou: “Assim também deve ser a oração que fazemos, o culto que prestamos a Deus, as nossas práticas religiosas, o bem que fazemos, etc., tudo deve ser sinal e expressão da gratidão e do reconhecimento da excelência do amor de Deus em nossas vidas. É importante saber que com Deus não se faz barganhas. Devemos, sim, seguir o exemplo de Jesus, que nos ama por que nos ama; Jesus tudo fez e faz na gratuidade, mesmo que não mereçamos”.
Na missa das 17h na Comunidade Matriz além da homenagem aos dizimistas, contou também com o sorteio da rifa da Catequese, realizado minutos antes do início da celebração. Vale destacar que em todas as missas no momento ofertório foram trazidos em procissão pelos agentes da Pastoral do Dízimo símbolos que representam as quatro dimensões do dízimo: eclesial, religiosa, missionária e caritativa, ou seja, as obras de manutenção e de evangelização da nossa igreja. 


Antes da benção final foi lida uma mensagem aos dizimistas (transcrita abaixo, na íntegra) e ao saírem da igreja os fiéis receberam pãezinhos preparados carinhosamente pelos agentes. A nossa gratidão e afeto aos agentes da Pastoral do Dízimo pelo maravilhoso serviço que prestam à comunidade e pelo devotado amor à Igreja. “Há mais alegria em dar do que em receber” (cf. At 20,35).      


Agradecer é um gesto nobre de quem ama.

O mês de julho é dedicado ao estudo, reflexão e aprofundamento sobre o DÍZIMO, mas é também é o mês para manifestarmos nossa gratidão.  
De modo especial, agradecemos em nome da Paróquia Santo Antônio e da Pastoral do Dízimo a cada dizimista por manter viva a chama da fé, da esperança e do compromisso com Jesus e com a nossa Igreja que tanto amamos. 
Deus seja louvado pelo seu ‘SIM’ e por você ser dizimista na respectiva comunidade cristã.  
Nosso Senhor é fiel e justo, Ele enxerga nossos gestos concretos de amor na solidariedade com o próximo. 
Ele retribui com o que necessitamos, pois conhece profundamente o nosso coração agradecido e a nossa alegria em partilhar parte do que d’Ele recebemos, para que sua obra cresça cada vez mais. 
O dízimo nos educa para a gratidão e para a generosidade. 
Ser dizimista na sua raiz mais profunda, significa construir comunidade. 
Ser dizimista, é ter posse da maior parte, a parte da gratidão. 
Dízimo não é imposição, não é obrigação; é uma forma fácil de sermos gratos a Deus. 
Dízimo é partilha. 
Partilhar é doar aquilo que o outro precisa. 
Sejamos conscientes e confiantes de que nada do que oferecemos, nos fará falta. 
Dízimo é amor. 
É por isso que quanto mais partilhamos, mais nos sentimos bem com nós mesmos e com os irmãos, e mais próximos estamos de Deus.




 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados