Instituição de Novos Ministros

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Na Missa da Solenidade de Cristo, Rei do Universo, celebrada no último domingo (26), às 19h30, na Comunidade Matriz Santo Antônio, ocorreu a instituição de 32 novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão da Eucaristia (MESCEs) e a renovação de outros 35 que já exercem o ministério. 

Tivemos a alegria de contar com a investidura de 8 novos MESCEs da Gleba Mercedes V que, com empenho, esforço e dedicação, enfrentaram os 80Km e participaram vivamente da formação de um ano, aqui na comunidade Matriz. O tempo de formação teve a dimensão teórica ministrada pelo pároco, Pe. Roberto J. Gottardo,SJ, e a dimensão prática foi conduzida pela senhora  Soeli Siaska.


Pe. Roberto presidiu a celebração e em sua homilia sobre o Evangelho de Mateus 25,31-46, proposto pela liturgia do dia foi muito objetivo: “O critério decisivo para a nossa salvação é a prática da caridade. Que adianta a pessoa gritar Senhor, Senhor... ser muito religiosa, rezar muito, se ignora os sofrimentos dos pobres e é indiferente às agruras das pessoas? No Dia do juízo, certamente, haverão de escutar palavras fulminantes: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos’”. 


São palavras que causam arrepios e faz-nos refletir. Frisou também que quem cuidava dos outros sequer tinha consciência do bem que estava realizando: “Senhor, quando foi...” (cf. Mt 25,37). Para eles era normal cuidar dos desvalidos e dos empobrecidos, era um estilo da vida! Assim deve ser para todos que seguem Jesus e será a condição de possibilidade para ouvirmos as sublimes palavras do Divino Pastor: “Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!”. 


Após a homilia foi realizado o rito para a admissão dos novos MESCEs. Foi lida a Provisão assinada pelo Bispo Diocesano, Dom Canísio Klaus, e, em seguida, os candidatos foram convidados a se colocarem em frente ao presbitério. Era notório a emoção, a alegria e a disposição de todos para superar os medos e os limitações e vivenciar esse momento tão especial, como diz o nosso querido Papa Francisco: “Esta é a lógica da Eucaristia: recebemos Jesus, que nos ama e cura as nossas feridas, para amar os outros e ajudá-los nas suas fragilidades. E isto durante toda a nossa vida”.


Agradecemos a participação e a presença de todos e, principalmente, o sim generoso de cada um. Com o coração cheio de esperança rezemos para que o pão vivo descido do Céu, que é Jesus, nos dê a audácia de sairmos de nós mesmos e aproximar-nos, amorosamente, daqueles que serão os avalistas da nossa salvação, os pobres a quem servimos. 


 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados