Investidura de 30 novos coroinhas

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Na missa do último sábado, 29 de outubro, na Paróquia Santo Antônio de Sinop, 30 crianças/adolescentes das comunidades da matriz Santo Antônio e de Todos os Santos tiveram a alegria de receberam a investidura de coroinhas. Foi uma festa singular. 

Após a saudação inicial, a imagem do padroeiro dos coroinhas, São Tarcísio, foi trazida pelo Leonardo Garcia Figueiredo. São Tarcísio, por volta do ano 258 D.C., com apenas 12 anos de idade, ao levar a Eucaristia aos cristãos condenados à morte por causa da fé, por ordem do imperador Valeriano foi brutalmente martirizado. Foi sepultado em Roma, nas catacumbas de São Calisto.  

As leituras bíblicas foram lidas por eles: a Manuela Monteiro Nakamura Lopes, o salmo foi cantado pela coroinha, Ana Clara Belincanta de Assis, e a segunda leitura foi feita pelo coroinha João Antônio Venialgo Guechonski. 


Em sua homilia o Pároco, Pe. Roberto J. Gottardo,SJ, parabenizou os pais por conduzirem seus filhos à Igreja e sobre os novos coroinhas, disse: “A igreja precisa de santos e os ensinamentos começam de pequeno”. Destacou uma das maravilhosas frases da primeira leitura: “Deus amas tudo o que existe e não desprezas nada do que fizeste; porque, se odiasses alguma coisa, não a terias criado” (cf. 11,24). Quem dissemina, por exemplo, o ódio, a intolerância e a mentira não está em comunhão com Deus. Crianças, lembrem-se sempre: Deus é alegria, paz, amor e participação”. Chamou-nos à vida para amarmos e sermos amados. 


E à luz da história de Zaqueu (cf. Lc 19,1-10), provocou a garotada com a pergunta: “Vocês seriam capazes de acolher Jesus na casa de vocês como o fez Zaqueu? Estão dispostos a aceitar as consequências? Porque quem se encontra com Jesus muda de vida. Vocês perceberam o que aconteceu com o pecador Zaqueu? Converteu-se de verdade, ou seja, abandonou a vida de imoralidade, de corrupção e de riqueza desonesta”. Por fim, animou a todos, crianças e adultos: “Não tenham medo, acolham sempre a Jesus em suas casas, mesmo que ele provoque crise!  Quero crer que Ele já está na casa de vocês, sabem por quê? Vocês estão aqui hoje se comprometendo com Jesus para servi-lo no Altar na qualidade de coroinhas”.  


Durante a cerimônia aconteceu a benção das vestes e dos crucifixos. Os pais e padrinhos vestiram os coroinhas e o Padre Roberto colocou os crucifixos. No final toda a comunidade acolheu e saudou os coroinhas maiores e menores com calorosa salva de palmas e cânticos de louvores, enquanto cada um recebia um certificado da formação feita e uma lembrança para iniciar bem essa nova missão.



 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados