Missa com benção especial às famílias

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Na última sexta-feira (19) foi celebrada na igreja Matriz missa especialmente voltada para a Família segundo o projeto de Deus, fazendo eco ao tema da Semana Nacional da Família: “Amor Familiar: caminho e vocação de santidade”. 

O canto inicial da celebração deu o tom da celebração: “É no campo da vida que se esconde um tesouro. Vale mais que o ouro, mais que a prata que brilha. É presente de Deus, é o céu já aqui. O amor mora ali e se chama família” (Pe. Antônio Maria). 

Neste sentido, as famílias da paróquia de Santo Antônio foram convidadas para participar e a presença foi surpreendente, ou seja, um grande número de famílias compareceu. Foi lindo de ver a igreja cheia em plena sexta-feira. 

A missa foi presidida pelo pároco, Pe. Roberto J. Gottardo, SJ, que dentre várias considerações refletiu sobre o luminoso evangelho do dia (cf. Mt 22,34-40) no qual os fariseus escolheram um destacado doutor da lei para “sabatinar” Jesus, com a capciosa pergunta: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”. Eles, na verdade não tinham nenhum interesse saber da resposta de Jesus, mas eram mestres em armar ciladas.  


Jesus não se fez de rogado e respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’. Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”. No entendimento de Jesus não pode haver contradição entre o amor a Deus e aos nossos irmãos. É fácil amar um Deus abstrato! 

É importante termos a consciência de que fomos criados por amor e para amar. O amor é exigente. Às vezes, nós amamos mais as coisas deste mundo, o dinheiro, os prazeres, a fama, o poder, etc. e esquecemos de amar Aquele que se encarnou e armou a tenda entre nós. Talvez este seja o maior escândalo que muitas famílias protagonizam diante dos filhos.


No final da bela celebração o celebrante ministrou uma benção especial às famílias com aspersão da água benta e a entrega de uma lembrancinha preparada carinhosamente e distribuída pelos membros da Pastoral Familiar. Aliás, vale aqui um elogio à Pastoral Familiar pelo efetivo engajamento na Semana Nacional da Família e pelo excelente trabalho que estão desenvolvendo com as famílias de nossa Paróquia. Benção de Deus.  

Rezemos para que as nossas famílias cresçam sempre mais na santidade e se tornam verdadeiros santuários da vida! Mais: que se preocupem com aquelas famílias que vivem no mar da amargura da pobreza, do desemprego e do abandono.


 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados