Missa festiva em honra a Santo Antônio

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
No dia 13 de junho, às 9h30, foi celebrada na Matriz a missa festiva em honra ao nosso amado Padroeiro da Paróquia, Santo Antônio e os 50 anos da missa de fundação da cidade de SINOP. A Missa foi presidida pelo Bispo Dom Canísio Klaus e concelebrada pelo pároco Pe. Roberto J. Gottardo,SJ, Pe. Ivo H. Muller,SJ, Pe. Marcelo P. da Costa,SJ, Pe. João A. Konzen, Pe, Marcos Quaini e Pe. Gilson C. Tardivo, com maravilhosa participação de fiéis. 

Pe. Roberto, deu as boas-vindas a todos, e acolheu efusivamente, em nome da Paróquia, Dom Canísio. Com coração cheio de júbilo e gratidão, lembrou e ofereceu como intenção especial missa todos benfeitores que corajosamente, com bravura, empenho e esforço desbravaram e conquistaram a cidade de SINOP, reconhecida pela sua prosperidade e abundância de oportunidades. Aqui o progresso pulsa e a vida é dinâmica. 


Enfatizou o padre que a figura de Santo Antônio está profundamente inserida na história de SINOP, desde as origens. É importante lembrar que a imagem do Santo que orna a igreja Matriz de Santo Antônio de Sinop foi doada pelo colonizador, o senhor Ênio Pepino. Somos imensamente agradecidos a Deus pela presença deste insigne servo de Deus e poderoso intercessor, Santo Antônio, junto às famílias Sinopenses. 


Após a saudação do presidente da celebração, com emoção e muita alegria aconteceu a entronização da imagem de Santo Antônio na igreja. Dom Canísio em sua homilia destacou a importância da figura de Santo Antônio para a cidade de Sinop, seus feitos e milagres, como também as lutas, conquistas e vitórias alcançadas de todo o povo sinopense, especialmente dos bravos pioneiros/as.


Antes da bênção final Dom Canísio abençoou os pãezinhos de Santo Antônio, e o pároco, Pe. Gottardo, realizou a bênção da medalha comemorativa alusiva aos 50 ANOS da missa fundacional da cidade; uma joia elaborada e fabricada em ouro amarelo 18 quilates pela Ferrero Joias, com exclusividade que, seria leiloada, à tarde.


Um momento marcante e carregado de emoção foi a entrega das placas de homenagem a alguns pioneiros. A motivação da homenagem transparece nas palavras do pároco: “A Paróquia Santo Antônio de bom grado homenageia alguns homens e mulheres que contribuíram para o bem da Igreja e da sociedade sinopense de modo singular, e continuam fazendo a história de SINOP avançar. É uma forma singela de agradecendo a bravura e o espírito empreendedor dessas pessoas, como também a fé incendida, a perseverança e a coragem de arregaçar as mangas para abraçar o novo. De alguma forma, na vida dessas pessoas (haveria muitas outras!) ressoa a certeira intuição de Santo Antônio: ‘A caridade é a alma da fé, é o que a torna viva; sem o amor, a fé morre’”. 


Os homenageados foram: Arcélio Kreibich, Arlindo Aissa, Célia Brighenti, Edno Sebastião dos Santos e Neuza Omizzollo dos Santos, Ivanir Maria Callegaro, Jaime Luiz de Marchi e Maria Cristina Almeida de Marchi, João Alfredo Borges e Hilda Silva Borges, Maria Terezinha Trierweiler, Maurício Silva Borges e Sônia Klock Borges, Orfeu Furquim Pereira e Dulcelina Miotto Furquim Pereira, Oswaldo de Paula e Darcília de Paula, Valdemar Pissinatti Guerra e Cleide Pacagnan Pissinatti. Pessoas previamente escolhidas efetuaram a entrega das placas. Uma maravilha! 


Após a bênção final, a imagem de Santo Antônio foi carregada até a camioneta para “comandar” a carreata em direção a comunidade Brígida para o grandioso almoço e demais atrações programadas em comemoração desse dia memorável. A festa não é só um dia dos homens, mas também “um dia que o Senhor fez” como diz o Salmo 117,24.


A nossa imensa gratidão ao empenho, trabalho, esforço, dedicação e tenacidade da comissão organizadora da festa (igreja, carreata, almoço, etc.) como também todos os benfeitores, colaboradores que contribuíram com doações e com a presença amiga e fraterna. Um aplauso especial também às redes de Televisão, às Rádios e às Redes Sociais da cidade que abriram espaço para a divulgação do evento. A festa foi exitosa e benfazeja graças a união e a participação de muita gente boa, graças a Deus. Nosso aplauso e o nosso MUITO OBRIGADO! Que, por intercessão de Santo Antônio, Deus abençoe copiosamente todas as famílias sinopenses! 











 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados