Paroquia Santo Antônio se despede de Dom Gentil

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
No dia de todos os santos, 01 de novembro, Sinop despediu-se de seu querido bispo emérito dom Gentil Delazari, que faleceu aos 82 anos, na noite de segunda-feira, 31 de outubro. O velório e a missa de Exéquias aconteceram na Catedral Sagrado Coração de Jesus, onde também está a cripta em que dom Gentil foi sepultado. 

Religiosos, autoridades e fieis de Sinop e de toda região participaram das solenidades e a paróquia Santo Antônio de Sinop também se despediu, representada pelos padres Roberto, Marcelo e Ivo.

“Somos testemunhas vivas dos 28 anos de Dom Gentil como bispo de Sinop, e de como seguiu seu lema de missão episcopal ‘Preparai os caminhos do senhor’, ele sempre animou e inspirou o seu ministério com esse lema, sempre atendeu o rebanho do senhor com muita gentileza e alegria, além de ter sido um grande formador de padres, foi meu superior, meu diretor espiritual. Enfim cumpriu sua missão com dedicação e entrega generosa e somos muito gratos a ele”, destacou o bispo Dom Canísio Klaus que comandou a cerimonia.


Após as emocionantes despedidas do Prefeito Roberto Dorner, do Padre Marcos e dos Bispos de Sinop e de Diamantino, os padres abençoaram o corpo de dom Gentil na presença dos familiares. Dom Gentil foi sepultado ao lado do dom Henrique Froelich,SJ, o primeiro bispo de Sinop. 


Histórico

Dom Gentil Delazari nasceu em 09 de setembro de 1940, em Encantado (RS), ordenou padre em 13 de julho de 1968, na cidade de Relvado (RS). Como padre foi formador e vice-reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus; Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro-Arroio do Meio(RS); Responsável pela formação dos seminaristas maiores de Santa Cruz do Sul; Vice-Reitor do Seminário de Viamão; Reitor do Seminário São João Batista; Membro do Colégio dos Consultores; Vigário Paroquial da Catedral São João Batista; Pároco de Santo Inácio de Lajeado; Reitor do Seminário Propedêutico; Diretor do Centro Diocesano de Vocações; Coordenador da Cúria; Ecônomo da Diocese; Diretor Espiritual do Cursilho de Cristandade; Diretor da Ação Social Diocesana; Presbítero responsável pela Igreja São José; Professor na PUC, UNIC, FAFIC; Orientador de retiros.

Foi ordenado bispo em 27 de março de 1994, na cidade de Lajeado – RS. Tomou posse como bispo coadjutor na diocese de Sinop (MT), em 23 de junho de 1994, e, em 1995 assumiu como bispo titular, onde pastoreou a diocese até 20 de janeiro de 2016. Durante seu episcopado foi presidente do Regional Oeste 2 da CNBB.


 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados