Porei em vós meu Espirito e vivereis

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
"Disse-me: "Filho do homem, levanta-te, quero falar-te'. Enquanto me falava, um espírito entrou em mim, fez-me ficar de pé e eu escutei aquele que me falava. Disse-me: "Filho do homem, eu te envio aos israelitas, a um povo de rebeldes, que se rebelaram contra mim" (cf. Ez 2,1-3).  

Na última terça-feira (10) aconteceu na igreja Matriz Santo Antônio encontro de formação relativo ao livro do profeta Ezequiel, escolhido para estudo e aprofundamento para o mês da Bíblia/2024. Com um lema inspirador, "porei em vós meu Espirito e vivereis" (cf. Ez 37,14) O estudo foi ministrado por nosso pároco Pe. Roberto J. Gottardo,SJ, e contou com a presença de  aproximadamente 50 pessoas de diversas comunidades.  

Os participantes tiverem excelente oportunidade para conhecer e refletir sobre alguns aspectos importantes do livro do profeta Ezequiel, que é uma espécie de porta-voz de uma das etapas mais atribuladas e trágicas da história do Povo de Deus de dor e morte, o Exilio da Babilônia. Ele foi constituído por Deus para uma tarefa específica: "Ó filho do homem, eu te constituí sentinela para os israelitas".  


Ezequiel confiava que a intervenção do Senhor criaria um novo céu e uma nova terra, daria ao ser humano um coração novo, poria o seu Espírito no íntimo de cada um, e uma 'Nova Aliança’ seria feita com povo (cf. Ez 36,26-28). Neste cenário do cenário de catástrofe, Deus comunica ao profeta suas palavras e ações, e a imagem que se desvela aos olhos de Ezequiel é inquietante.  


No estudo ficou claro para todos que "não existe profecia sem a geração de esperança". Os 48 capítulos do livro estão grávidos de esperança. Ezequiel ensina que Deus é Santo e Justo, e exige o mesmo de seu povo e que somente Ele pode restaurar as situações mais apavorantes e desoladoras de nossas vidas.  


A famosa visão do vale coberto de ossos secos (cf. Ez 37) é a imagem plástica que traduz a condição de um povo morto, sem espírito, sem sentido e sem finalidade de vida: "Profetiza a respeito destes ossos secos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra de do Senhor: Eis que vou fazer cm que sejais penetrados pelo espirito e vivereis (cf. Ez37,4-5). Segundo Ezequiel o Espirito é a força vital que aponta para o futuro e que potencializa a recriação da realidade e da vida e, com isso, coloca ordem no caos.  


Livro fascinante e complexo. A linguagem é dura e cortante, e o conteúdo dá o que pensar. Até porque não são poucos os cristãos que se assemelham aos cadáveres descrito pelo eminente profeta do Exilio. Contudo, resta a viva esperança: "Eu vos darei um coração novo e em vós porei um espírito novo; tirarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne" (cf. 36,26).

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados