Preparando o Natal

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Na proximidade do Natal do Senhor a Paróquia Santo Antônio ofereceu na última terça-feira (20), na igreja Matriz, ímpar oportunidade a todos que desejassem fazer uma “faxina d’alma” através do Confissão sacramental e da celebração da Misericórdia. Às 18h30 teve início o mutirão de confissões. Foram 6 padres disponíveis para quem desejasse fazer a confissão auricular, e, às 19h30, iniciou a celebração da misericórdia, tudo pensado, planejado e preparado carinhosamente para que todos pudessem “aplainar os caminhos do Senhor”. 
 
A igreja permaneceu na penumbra até o momento da absolvição geral e comunitária. A celebração foi conduzida pelo nosso pároco Pe. Roberto J. Gottardo,SJ, que à luz da Palavra de Deus propôs reflexões e elementos bíblicos para o exame de consciência que muito ajudou a fazer sincera revisão da própria vida vivida, especialmente, o itinerário percorrido em 2022. O animador, Junior Assunção, com canções apropriadas motivou a todos a disporem-se à conversão revivendo gesto profético de Jesus de lavar os pés dos apóstolos. 


No texto preparado por Pe. Gottardo, ficou bem claro o sentido do Lava-pés. Ao Lavar os pés dos discípulos Jesus sabia que eles tinham pés frágeis, pés de argila, sabia que eles precisavam ser purificados de tantas memórias negativas que se traduziam em mágoas, ressentimentos, ofensas, rivalidades, preconceitos, rixas, vícios, maledicência, antipatias, violência, rancor e tantas outras mazelas. Cada discípulo era visto como uma criança doente e vulnerável, e era preciso redimi-los antes de serem enviados em missão para anunciar o Evangelho da cura e da libertação. É importante observar que todos os movimentos do gesto do lava-pés possuem uma sacralidade própria, uma reverência, uma paz e uma delicadeza especial. Trata-se de um gesto que dá visibilidade a um estilo de vida próprio de quem é amigo de Jesus, ou seja, de quem é cristão. Após o gesto profético de lavar os pés, Jesus disse: “Se compreenderdes isso e o praticardes, felizes sereis” (cf. Jo 13,17). 




A experiência vivida foi forte e mexeu com as profundezas do coração de todos. Percebia-se o jorrar de emoções que brotava do profundo contrito de todos os presentes. Às vezes, as carapaças e as máscaras que ostentamos impendem seriamente reconhecer e degustar a misericórdia que o Pai quer nos revelar através da pessoa do Filho. Como somos superficiais e lerdos para compreender as coisas de Deus! Após a absolvição geral as luzes foram acesas, assim como o sentimento de libertação e de amizade iluminou o rosto de cada um/a. Proferida a bênção final, todos se abraçaram desejando um feliz e santo Natal.


Agradecemos a todos os que se empenharam nos preparativos, aos que compareceram e aos padres que generosamente se dispuseram para ouvir confissões. Um verdadeiro presente de Natal. Que o Menino Deus nasça e se faça luz no coração de todos.




 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados