Primeiro Terço missionário

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Nesta Sexta-Feira (06) os membros da Pastoral Familiar acompanhados pelo Padre Roberto realizaram a oração do Terço no apartamento da Família da Dona Darcília e do senhor Osvaldo de Paula. Eles são pioneiros na cidade de Sinop, moram aqui há 50 anos. A quarta casa erguida na época foi a deles. O Senhor Osvaldo foi o primeiro Prefeito do Município nomeado pelo Governo do Estado nos anos de 1981/1982 até que ocorressem as eleições.

A coordenadora, Elidiana, iniciou o encontro orante destacando que esse terço é o primeiro do mês missionário (Outubro) cujo tema deste ano é “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e como lema, escolhido pelo Papa Francisco, a frase “Corações ardentes, pés a caminho”. 


Dona Darcília serve a comunidade na qualidade de Ministra da Eucaristia há 45 anos. O casal serviu por muitos anos na Pastoral familiar na formação dos noivos e ainda contribuem quando requisitados; colaboram nos Encontros de Casais com Cristos (ECC), no Movimento Chammá e entre outros. Vivem a dinâmica de uma verdadeira Igreja Doméstica, como bem pontuou Padre Roberto.


Após a recitação do Terço Dona Darcília, o senhor Osvaldo e Dona Ieda (89 anos) contaram em breves pinceladas alguns aspectos da riquíssima história de vida. São arquivos vivos de inigualável valor.  


Dona Darcília partilhou que na época que chegaram em Sinop as Missas eram realizadas por Padres que vinham da Cidade de Vera e ocorriam nas casas. Por ser uma das primeiras edificações na embrionária SINOP recebiam e acolhiam os que aqui chegavam e assim foi se desenhando a cidade. Por serem pouquíssimas famílias todos se conheciam e se ajudavam. Reuniam-se para rezar e para confraternizar-se com simplicidade e alegria.


Eles têm 3 filhos, 6 netos e 1 bisneto e todos residem em SINOP. Dona Ieda é madrasta de Dona Darcília, professora aposentada. Veio de Rolândia/PR a Sinop/MT em função dos enteados que estavam morando por essas paragens. Fez concurso e foi aprovada para atuar como professora.


No dia 28 de dezembro/2023, o casal celebrará 60 anos de vida matrimonial. Ao ser indagada sobre o “segredo” de uma vida conjugal tão longeva, dona Darcília partilho que “a boa convivência, parte do respeito de um com outro especialmente perante os filhos. O segredo é a paciência. A vida não é um mar de rosas; aparecem espinhos e provações de toda ordem”. 

Oremos para que todos os casais possam encontrar o seu lugar na Igreja e possam colaborar na missão de Cristo. Acolher o mandato missionário de Cristo “Ide!” é sempre uma urgência.  

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados