Reconhecendo o Ressuscitado

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
O evangelista Lucas é enfático ao afirmar que o Ressuscitado foi reconhecido pelos combalidos discípulos no partir e repartir o pão: “... estando sentado conjuntamente à mesa, ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e serviu-lho. Então se lhes abriram os olhos e o reconheceram...” (cf.  24,30-31). Ao recolherem incrível quantidade de peixes após acatarem o comando do Ressuscitado que eles não conseguiam reconhecer, João, o apóstolo que Jesus amava, disse a Pedro: \"É o Senhor!\" (cf. Jo 21,7). 

A Deus não se conhece como um objeto, se reconhece pelos efeitos, na prática amorosa, na vivência da fraternidade, na construção da cultura do encontro e da comunhão. No livro dos Atos, lê-se um testemunho extraordinário de como deve ser a Igreja de Jesus: \"Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações... Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum\" (cf. At 2,42.44). Quem não conhece o antiguíssimo mantra: ubi caritas et amor, Deus ibi est (“onde reina o amor Deus aí está”)? Quando a religião se transforma em serviço e em proximidade com os mais pobres e necessitados merece fé e desperta credibilidade.  

Esses enunciados foram intencionais no sentido de evidenciar uma experiência maravilhosa de Ressurreição celebrada e vivenciada no dia de ontem, 21 de abril de 2022, às 16h, no Assentamento 12 de Outubro que dista 64 km de Sinop. Após a celebração da Eucaristia, o maior milagre que acontece na história, a pequena “assembleia” reunida foi convidada pelo padre a dirigir-se à casa da família do senhor Samuel. Ele, acompanhado pela esposa e os seis filhos/as, tomou em suas mãos a imagem de Nossa Senhora Aparecida e foi à frente liderando a procissão. Adentramo-nos na nova casa para abençoá-la e entregá-la oficialmente aos donos. E assim foi feito. Que esplêndido presente de Páscoa para aquela família! 

A nova casa foi construída graças à sinergia de esforços e à cooperação de um grupo de empresários que assumiram a causa de bom grado e com alegria, sob a batuta do senhor Marco Antônio Bach, ministro da Eucaristia e atual presidente da Cáritas Diocesana. O engenheiro, o senhor Auro De Maman, que fez questão de participar do evento também colaborou efetivamente com seus valiosos préstimos tanto na elaboração do projeto da casa como no acompanhamento da obra. O pedreiro Valdir que pelejou seis meses para construir a obra estava presente e festejou conosco o feito. Restam, ainda algumas intervenções para tudo ficar nos conformes como, por exemplo, a pintura, as calhas, a lavanderia, etc. sem mencionar a mobília da casa, mas o essencial está garantido, graças a Deus.

Após a bênção da nova casa, foram partilhados bolo, refrigerantes, doces e picolés para as crianças, e distribuídas cestas básicas paras as famílias. Portanto, se o Senhor Ressuscitado se torna visível e é reconhecido na partilha do pão e das responsabilidades, todos fomos agraciados em poder participar e poder conferir in locus “quão suave e bondoso é o Senhor”. Deus seja louvado.                  

 
 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados