Segundo Domingo da Quaresma

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
O Segundo Domingo da Quaresma (25) foi marcado por importantes acontecimentos na Paróquia Santo Antônio, entre eles aconteceu na Missa realizada às 9h, na Comunidade Todos os Santos na qual foi prestada uma justa homenagem aos antigos Ministros da Eucaristia: Wilma, Zandira, Ieda Eleni e Walter Bettoni. Eles serviram à comunidade com amor e dedicação por muitos anos. Os membros do novo CPC (Conselho Pastoral Comunitário) foram apresentados à comunidade.

A missa foi presidida pelo pároco, Pe. Roberto J. Gottardo,SJ. Na homilia ajudou a assembleia reunida a refletir sobre as belíssimas leituras, especialmente Gn 22,1-18 e Mc 9,2-10.  Ateve-se à página talvez uma das mais dramáticas da Bíblia na qual Abraão foi posto à prova, ou seja, ele foi desafiado a sacrificar seu amado e único filho, Isaac, o filho da promessa. Não obstante a absoluta obediência de Abraão, Deus não permitiu que o sacrifício se consumasse. Abraão, o “pai da fé”, dá profundo exemplo de fé, de obediência e de desapego. Seria muito interessante que cada um de nós se pusesse a questão: Qual é o meu Isaac ou quais são os meus “isaacs” (ídolos, apegos e ideias inegociáveis)?  


Sobre a experiência da transfiguração que os apóstolos Pedro, Tiago e João tiveram Pe. Roberto nos falou se tratar de uma teofania de Deus, de uma manifestação de Deus cujo luz resplandecente deixou os três apóstolos encantados. O pároco destacou apenas três pontos, entre tantos. Primeiro, objetiva-se demonstrar que o Deus de Jesus é beleza, e pontuou, “onde está a beleza, está a presença do divino”. E continuou dizendo da importância e responsabilidade de preparar bem as liturgias, cuidar da Igreja, paramentos e objetos estando sempre em ordem e bem cuidados. 


Lembrou a todos que a Transfiguração produziu grande impactou na vida daqueles três companheiros, foi uma antecipação extraordinária da Ressurreição. Uma experiência que plasmou a vida deles como um farol, ainda que caminhando às apalpadelas. Com este luminoso episódio Jesus deseja abrir a mente para aquilo que é essencial na vida, ou seja, os valores da alma: os valores que não passam, como a justiça, a verdade, a solidariedade, a oração, o comprometimento, etc. Lembrou da conhecidíssima frase de S. Exupèry: “O essencial é invisível aos olhos”.


Destacou que o centro gravitacional do Evangelho da transfiguração é a frase que não foi pronunciada por ser humano: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz”. Concluiu: “Talvez um dos maiores defeitos do ser humano seja a incapacidade de escutar. As consequências são nefastas: desilusões, frustrações, fracassos, sofrimentos, angústias, tragédias, etc. Ao invés de escutar a Voz que vem do céu, via de regra somos mais atraídos pelas vozes da terra: modismos, consumismo desenfreado, apegos desordenados, vaidades, futilidades, futebol, etc.  


E para arrematar às 13h, Pe. Roberto se dirigiu a Gleba Mercedes V para celebrar nas Comunidades São José (15h) e São Marcos (17h). Gentilmente, o senhor José Renato Grotto, arquiteto da prefeitura de Sinop, acompanhado da esposa, a senhora Rosi Depiné e da filha do casal a Rafaela (arquiteta) atenderam ao convite do padre e se deslocaram até a comunidade São José para participar da missa. A jovem Rafaela foi com o firme propósito de ouvir os desejos da comunidade e também para examinar o espaço físico em vista da elaboração do projeto da sacristia da igreja. Durante a missa foram batizadas duas crianças, os gêmeos: Alan e Alana. 




 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados