Sexta-feira Santa - Paixão de Cristo na Paróquia Santo Antônio - 15 de Abril 2022

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
Jesus está morto! Nas igrejas não há canto, não há música, não se celebra a Eucaristia, porque todo espaço é dedicado à Paixão e à morte de Jesus. Os padres se livram dos paramentos e dos sapatos e, assim como os fiéis, ajoelham para simbolizar a humilhação do homem terreno e a coparticipação ao sofrimento do Senhor. O dia é de contemplação do amor de Deus que chega para sacrificar o próprio Filho para a salvação da humanidade.

Nas três comunidades da Paróquia Santo Antônio a celebração do Senhor Morto aconteceu as 15 horas e foi encerrada com procissão. Nas leituras a lembrança do momento em que Jesus sucumbe. “Depois disso Jesus, sabendo que tudo estava consumado, e para que se cumprisse a Escritura, disse: “Tenho sede”. Havia ali uma jarra cheia de vinagre. Amarraram num ramo de hissopo uma esponja embebida de vinagre e a levaram à sua boca. Ele tomou o vinagre e disse: “Está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito” (Jo 18, 28-30).

Na igreja Santo Antônio o Padre e Pároco Roberto Gottardo convidou os fiéis a uma reflexão “Com qual dos personagens você mais se identifica? Judas? Barrabás? Verônica? Pilatos? José de Arimatéia? Faça esse exercício”.

O padre ainda destacou o porquê da morte do filho de Deus incomodar tantas pessoas até os dias de hoje. “Jesus morreu porque defendia a vida dos desgraçados, ele dava voz e vez para as pessoas, para ele ninguém era impuro e isso colocava em risco a vida e os planos dos poderosos, fariseus e romanos viram que seus esquemas poderiam acabar e condenaram Jesus a mais brutal e temida morte da época, a crucificação”, disse.

“Mas não podemos esquecer que não era o medo que pautava a vida de Jesus e sim a paixão pela vida e pelos seres humanos. Jesus queria o óbvio, vida em plenitude e justiça para todos e por mais doloroso que seja sua morte no fim sabemos que o amor vence. Quem é de Deus não conhecerá a morte, o amor é imortal, o amor é mais forte do que a morte, quem confia em Deus jamais será desiludido, quem crê em Deus mesmo que esteja morto jamais morrerá”, finalizou.

Se na Comunidade Santo Antônio a celebração ficou a cargo do Padre e Pároco Roberto Gottardo, na Comunidade Nossa Senhora de Lourdes a celebração foi feita pelo Padre Marcelo Costa e na Comunidade Todos os Santos o celebrante foi o Padre Ivo Mueller.

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados