Solidariedade em pequenos gestos

Aumentar Fonte +
Diminuir Fonte -
A equipe da Pastoral do Dízimo da comunidade matriz de Santo Antônio de Sinop tem introduzido uma prática admirável. Todo primeiro domingo de cada mês, após a missa que eles animam, os agentes se articulam durante a semana para angariar alimentos e partilhá-lo com alguma família que está em dificuldades. Esse mês foram informados pelos voluntários do Projeto Unidos pelas Crianças sobre a situação de uma família extremamente carente. Agir é preciso. 

Não se fizeram de rogados, hoje, 1º de maio, Terceiro domingo de Páscoa e dia que a Igreja celebra a festa de São José Operário, eles proporcionaram um momento de imensa alegria e alívio à senhora Marinalva. Ela mora com 6 netos, o filho e nora. Uma das filhas, que deu à luz recentemente, também foi acolhida em sua modesta casa. A história de vida dela é comovente! Ela não precisa apenas de comida, mas também, de tratamento médico, de uma cadeira de rodas apropriada, de um banheiro adaptado para a sua situação. 

O Papa Francisco, diante do escândalo da pobreza que humilha e degrada o ser humano, nos faz refletir: “O Evangelho de Cristo impele a termos uma atenção muito particular para com os pobres e requer que se reconheça as múltiplas, demasiadas, formas de desordem moral e social que sempre geram novas formas de pobreza”. Desgraçadamente, “um estilo de vida individualista é cúmplice na geração da pobreza e, muitas vezes, descarrega sobre os pobres toda a responsabilidade da sua condição. Mas a pobreza não é fruto do destino; é consequência do egoísmo” e das decisões políticas e criminosas. Contudo, que ninguém se iluda, porque muitas vezes “a pobreza e a preguiça andam sempre em companhia” (Marquês de Maricá). 

Queremos cumprimentar e agradecer os agentes da Pastoral do Dízimo por esta prática tão bonita e singela. São iniciativas dessa natureza que tornam a Igreja crível porque dá visibilidade à presença do Ressuscitado entre nós e confere seriedade à fé professada. Sair em missão e ajudar o próximo, àquelas que estão precisando produz grande alegria ao coração. Onde há partilha Deus aí está. Deus seja louvado. 

 
Indique a um amigo
 
 
Conteúdo Relacionado
Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados