Movimento leigo da igreja católica
O nome Chammá é bíblico, e está no livro do Profeta Ezequiel, quando diz: “Javé Chammá”, que significa “O Senhor está Lá”. A ideia fundamental do profeta é: a presença de Deus no meio de seu povo como fonte de bênção Ez. 48,35.
O Chammá nasceu ao longo do segundo semestre de 1991, no pontificado do Papa João Paulo II, no seio do Grupo de Casais São José, na Diocese de Caxias do Sul-RS.
Na Diocese de SINOP-MT, o CHAMMÁ se iniciou com a participação de um grupo de pessoas ligadas à Paróquia São Pedro Apóstolo, de Sorriso-MT, no 26° Chammá na Diocese de Caxias do Sul, nos dias 24 a 26/09/2004. O primeiro encontro em Sorriso-MT realizou-se nos dias 20 a 22/07/2005. Em Sinop-MT, o primeiro encontro aconteceu de 08 a 10/08/2008.
O Primeiro Diretor Espiritual do CHAMMÁ, em Sorriso foi o Pe. Valdir Luiz Koch, sendo, atualmente, Diretor Espiritual para a Diocese de SINOP. Na Paróquia Santo Antônio, o diretor espiritual do Chammá é o Pe. Ivo Mueller.
O objetivo do CHAMMÁ é proporcionar aos cursistas uma experiência profunda com o Deus vivo, presente no meio de nós. Em outras palavras, evangelizar.
O CHAMMÁ acontece em forma de retiro fechado, de sexta a domingo, e seu conteúdo é querigmático e catequético.
Destina-se a homens e mulheres de idade aproximada, igual ou superior a 50 anos.
Na Diocese de SINOP-MT, o CHAMMÁ tem como padroeiros São José e Nossa Senhora Rainha da Paz
Conheça melhor o CHAMMÁ participando de um retiro e tenha a surpreendente alegria de conferir que Deus está lá, como fonte de bênção no meio de seu povo.