Conselhos Paroquiais
  • Conselhos Paroquias

    Conselhos Paroquias

    Os Conselhos da vida paroquial 

    Os Conselhos são organismos extremamente importantes na vida da comunidade, pois, com eles e através deles se concretiza a participação e a comunhão dos grupos, dos movimentos e das pastorais que constituem as forças vivas de uma paróquia. Eles não podem ser compreendidos nem reduzidos a partido nem se trata de um lugar para o exercício de uma suposta democracia; são órgãos consultivos que, por natureza, devem obedecer as regras hierárquicas da Igreja. Os Conselhos existem para fazer o Reino de Deus acontecer na vida da comunidade cristã e garantir a unidade na diversidade.

    Conselho Administrativo e Econômico Comunitário

    O Conselho Administrativo e Econômico Comunitário (CAEC) é um órgão consultivo constituído por pessoas idôneas e da confiança do pároco e, também da comunidade. Tem a função de assessorar o pároco na administração dos bens temporais da paróquia. Compete também ao CAEC dar suporte à Vida Pastoral da Paróquia, cuidar da conservação do patrimônio, planejar e organizar eventos promocionais, de acordo com as normas da Diocese e com as leis vigentes no país. Ao Conselho compete a formação de comissões de serviços, tais como: comissão de festa, comissão de construção/reformas, comissão de eventos, manutenção e outras que forem necessárias para que a Igreja cumpra, com zelo e excelência, sua precípua missão de evangelizar.   

    Conselho Pastoral da Comunidade (CPC)

    O Conselho Pastoral da Comunidade (CPC) deve ser constituído em todas as comunidades e/ou capelas de uma paróquia. Cabe ao CPC, sob a autoridade do pároco, avaliar, examinar e administrar as atividades da comunidade e propor resoluções práticas. É um órgão consultivo, podendo ter voz deliberativa em alguns assuntos.  

    > Os membros do CPC devem representar efetiva e eficazmente as dores e as alegrias, as esperanças e os problemas da respectiva pastoral;
    > Articular, planejar, coordenar e avaliar a caminhada pastoral na comunidade, promovendo ação pastoral de conjunto;
    > Concentrar esforços para por em práticas as decisões da Assembleia Paroquial; 
    > Despertar a consciência de uma Igreja ministerial, incentivando as diversas vocações em vista da ação evangelizadora; 
    > Descobrir e incentivar novas modalidades de ação pastoral ainda não contempladas;
    > Estudar e refletir sobre os documentos da Igreja e, à medida do possível, pô-los em prática;
    > Tomar decisões e acompanhar os desdobramentos numa perspectiva crítica e reflexiva.   

    Conselho Pastoral Paroquial (CPP)

    O Conselho Pastoral Paroquial (CPP) é um organismo consultivo, que sob a presidência do pároco, planeja, organiza, coordena e avalia a Vida Pastoral da Paróquia, em plena comunhão com a Igreja. O CPP tem, portanto, a missão de promover a unidade e a corresponsabilidade no “fazer acontecer” a pastoral da comunhão e da participação de todos os fiéis na paróquia. Por isso, é responsável pela organização e articulação das pastorais, e pela espiritualidade e formação dos fiéis. Ao CPP cabe refletir, planejar, decidir, animar e revisar toda a ação pastoral de uma paróquia. Em sintonia com o pároco, deve preparar, organizar e realizar as Assembleias Paroquiais de Pastoral, que são a instância mais importante da caminhada pastoral da paróquia. Ele ajuda a elaborar, encaminhar, realizar e avaliar o Planejamento Paroquial de Pastoral. A ele cabe conhecer a realidade e seus desafios, julgá-la a partir dos clamores que brotam da realidade e à luz dos critérios da Palavra de Deus, bem como estimular ações evangélicas transformadoras que tornem a Igreja efetivamente sinal transparente do reino de Deus.

  • Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados