Sacramento do Matrimônio

A aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão para toda a vida, recebe da criação seu vigor e sua força, bem como é levada a uma dignidade mais alta em favor dos fiéis, uma vez que se inclui entre os Sacramentos da Igreja.

O Matrimônio é constituído pelo pacto conjugal, ou seja, o consentimento mútuo e irrevogável, mediante o qual os cônjuges se doam e recebem mutuamente. A própria união do homem e da mulher e o bem dos filhos exigem a perfeita fidelidade dos cônjuges e sua indissolúvel unidade. 

A instituição do Matrimônio e o amor dos cônjuges, pela sua índole natural, se destinam à procriação e educação dos filhos, em que culminam, como numa coroa; e os filhos são, na verdade, o mais excelente dom do Matrimônio e muito contribuem para a felicidade dos próprios pais.

A íntima comunhão de vida e de amor, pela qual os cônjuges "já não são dois, mas uma só carne", foi estabelecida pelo Criador desde o princípio, instruída com suas leis e dotada com sua bênção, a única que não foi abolida nem pelo castigo do pecado original. Este vínculo sagrado, portanto, não depende do arbítrio humano, mas do próprio autor do Matrimônio, que o quis dotado de vários bens e finalidades.

Na verdade, fazendo nova criatura e novas todas as coisas, o Cristo Senhor quis o Matrimônio reconduzindo à sua forma e santidade primitivas, de tal modo que o que Deus uniu, o homem não separe; e, ainda mais, elevou este pacto conjugal indissolúvel à dignidade de Sacramento para que significasse mais claramente e exprimisse mais facilmente a imagem da sua própria aliança com a Igreja. 

Pelo Sacramento do Matrimônio, os cônjuges cristãos exprimem o mistério da unidade e do amor fecundo entre Cristo e a Igreja, e dele participam; por isso, ajudam-se na santificação um ao outro na vida conjugal, como na aceitação e educação dos filhos; e têm para isso, no seu estado e função, um dom especial dentro do povo de Deus.

9. Por este Sacramento, o Espírito Santo faz com que, assim como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, assim também os cônjuges cristãos, por uma igual dignidade, por uma doação mútua e por um amor inquebrável, que brota da divina fonte da caridade, se esforcem por viver e alimentar a sua união, de modo que, juntados o humano e o divino, permaneçam fiéis de corpo e alma, na alegria e na tristeza, afastados totalmente de toda a espécie de adultério e divórcio. 

Aqueles que se casam em Cristo, em fidelidade à Palavra de Deus, devem celebrar frutuosamente, viver honestamente e testemunhar publicamente diante de todos o mistério da união de Cristo e da Igreja. O Matrimônio, desejado, preparado, celebrado e vivido na vida de cada dia à luz da fé, é o "que a Igreja une, a doação confirma, a bênção chancela, os anjos anunciam, o Pai ratifica... Que jugo extraordinário aceitam dois fiéis: o jogo de uma só esperança, de um só teor de vida, de um mesmo serviço! São ambos como irmãos, ambos muito unidos, sem nenhuma separação nem de espírito, nem da carne; e, quando a carne é uma só, um só também é o espírito” (Tertuliano). 

(Fonte: http://www.sacramentodomatrimonio.com.br/diretrizes). 



INFORMAÇÕES PRÁTICAS

HORÁRIOS E DIAS DA SEMANA POSSÍVEIS PARA CASAMENTOS

A Igreja será aberta uma hora antes da celebração, para acomodação dos músicos, fotógrafos, cinegrafistas e convidados. 

Igreja Matriz

   > Sexta-feira até às 19h30 (exceto nas 1ª sextas-feiras do mês). 
   > Aos Sábados até às 17h30

Igreja Todos os Santos

  > Sexta-feira até às 19h30 (exceto nas 1ª sextas-feiras do mês).
  > Aos Sábados até às 19h30

Igreja Nossa Senhora de Lourdes

  > Sexta-feira até às 19h30 (exceto nas 1ª sextas-feiras do mês).
  > Aos Sábados até às 19h30

Em outros dias da semana, favor consultar a Secretaria Paroquial

CAPACIDADE DA IGREJA MATRIZ

800 pessoas sentadas

CAPACIDADE DA IGREJA TODOS OS SANTOS

300 pessoas sentadas

CAPACIDADE DA IGREJA NOSSA SENHORA DE LOURDES

120 pessoas sentadas

AGENDAMENTOS

Procure a Secretaria Paroquial, agende a data de seu casamento e obtenha mais informações. 
Entre em contato: clique aqui

SALÃO DE FESTAS IGREJA MATRIZ

Capacidade para 500 pessoas (buffet)
Para reservas e outras informações procure a Secretaria Paroquial
Entre em contato: clique aqui

SALÃO DE FESTAS IGREJA TODOS OS SANTOS

Capacidade para 700 pessoas (buffet)
Para reservas e outras informações procure a Secretaria Paroquial

SALÃO DE FESTAS IGREJA NOSSA SENHORA DE LOURDES

Capacidade para 400 pessoas (buffet)
Para reservas e outras informações procure a Secretaria Paroquial


Recomendações

O Sacramento do Matrimônio deve ser recebido em Estado de Graça, ou seja, ambos os noivos devem comparecer diante de Deus sem pecado. Recomenda-se, pois, uma tranquila conversa ou confissão com o Pároco ou algum Sacerdote conhecido, antes do casamento, de preferência na véspera. Agende com a secretaria um horário para falar com o padre. Uma ótima prática para os que estão bem preparados e conscientes é o casamento com comunhão dos noivos.

Documentação

1. A documentação para o processo matrimonial deverá ser providenciada com pelo menos três meses de antecedência na Paróquia mais próxima da residência da noiva ou do noivo.

2. Se vocês não pertencem a esta paróquia, deverão solicitar na paróquia mais próxima da residência de um dos dois a transferência, e esta deve ser entregue um mês antes do casamento. 

3. Se o casal reside em outra Diocese, é imprescindível que a paróquia que preparar o processo matrimonial obtenha o Instrumento Canônico. 

4. No ato da reserva, efetuar o pagamento da taxa em vigor.

Documentação exigida para o processo: 

01. RG e CPF (cópia).

02. Certidão de nascimento (cópia).

03. Certidão de casamento civil: caso este se realize depois do casamento religioso, deve-se apresentar uma declaração do Cartório, contendo o dia, a hora e o local em que será realizado o contrato civil.

04. Atestado de óbito quando viúvo(a) (cópia).

05. Comprovante de residência (cópia).

06. Certidão de Batismo original e atualizada (dos últimos 6 meses).

07. Comprovante de Primeira Eucaristia (cópia).

08. Comprovante do Crisma (cópia).

09. Certificado do curso de noivos ou legitimação.

10. Comprovante de dizimista.

11. RG e CPF de dois casais como testemunhas (cópia).

Normas para as músicas

De acordo com as normas da Igreja, só serão permitidas execuções de músicas de caráter sacro e erudito durante a cerimônia religiosa, ou seja, a partir do Sinal da Cruz inicial e a Benção Final. Antes e depois disto, outros tipos de música só serão permitidos a critério e permissão exclusiva do Pároco, Pe. Roberto Jerônimo Gottardo, SJ. 
A música deve silenciar nas orações, leituras e durante o Rito Sacramental. É recomendável que se entre em contato com o celebrante antes da cerimônia.


Normas para a decoração

Ao pé do altar poderá haver flores, mas não devem ultrapassara altura da mesa. 
E em frente ao ambão poderá haver flores, vasos ou arranjos, os quais não devem ultrapassá-lo a fim de não tapar os leitores. 
Os bancos não poderão ser removidos.
Não serão permitidos arranjos de velas nos bancos. 
Não é permitido jogar arroz ou pétalas de flores nas escadas ou calçadas da igreja. 
É terminantemente proibido o uso de tachas, percevejos, pregos, cola, fitas adesivas etc. nas decorações dos bancos elas devem ser amarradas. 
A coordenação da Igreja se reserva o direito de simplesmente retirar todas as flores e complementos que não estiverem dentro destas normas. 


CURSO DE NOIVOS

O curso procura esclarecer e aprofundar o verdadeiro sentido do casamento, levando aos noivos os principais temas da vida conjugal e familiar. Abre aos noivos caminhos de reflexão sobre os desafios dessa opção vocacional de amor, que deverá estar sempre acompanhada da formação doutrinal, da oração perseverante, da companhia de Maria e José, sob a graça protetora da Santíssima Trindade, nas diversas circunstâncias do cotidiano do novo lar.



DÚVIDAS

Para esclarecer qualquer tipo de dúvida, entre em contato com a secretaria paroquial 


 

"Por isso, o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne"

cf. Gn 2,24

Perguntas Frequentes

Copyright © Paróquia Santo Antônio. Todos os direitos reservados