PROJETO UNIDOS PELAS CRIANÇAS
O projeto UNIDOS PELAS CRIANÇAS surgiu em março de 2020, quando a pandemia de COVID 19 forçou o fechamento das escolas e provocou o aumento do desemprego em nossa cidade. Isso deixou muitas mães, em bairros humildes, numa situação aterrorizante: não estavam conseguindo servir a seus filhos, nem mesmo uma refeição necessária a subsistência dos mesmos. A situação era tão caótica que as matriarcas se viram na triste realidade de ter que dar aos seus pequenos apenas um ralo mingau de água, farinha e açúcar para ‘‘disfarçar’’ a fome.
Preocupados com essa dura realidade um grupo de pessoas se uniu para cozinhar para essas crianças e assim garantir pelo menos uma refeição, 3 vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras.
O projeto iniciou numa marmitaria no Jardim Boa Esperança, onde os alimentos eram preparados, inicialmente para 40 crianças. Com o tempo o projeto foi ganhando simpatizantes, voluntários e doadores. A Paróquia Santo Antônio de Sinop se sensibilizou pela causa e abraçou o projeto o que possibilitou o aumento significativo de crianças atendidas.
Atualmente o projeto funciona na cozinha do salão paroquial da Igreja Santo Antônio, com capacidade de produção de 400 (quatrocentas) refeições, entre marmitas e lanches. Semanalmente o projeto alimenta 300 crianças dos bairros Araguaia, Santa Rita, Grilo e Boa esperança, com almoços as segundas, quartas e sextas. A faixa etária é a mais variada possível, crianças de 1 (um) à 15 (quinze) anos.
Vale destacar que nas datas comemorativas como Páscoa, Dia das Crianças e Natal o projeto realiza ações de aproximação com as famílias das crianças e atende mais de 1000 crianças em cada ação, levando não apenas alimento, mas brincadeiras, saúde, educação, beleza, esporte, lazer e evangelização.
Neste trabalho de acolhimento das famílias o projeto tem buscado parceria com profissionais que trabalham ajudando mães, pais, crianças a ter uma vida mais digna e equilibrada. Entre os atendimentos que tem sido feitos está o de médicos, dentistas e psicólogos.
Além disso, ciente de que não basta dar o peixe, é importante ensinar a pescar, o projeto tem realizado cursos de formação para as mães e pais e também para os jovens que fazem parte do projeto. Já foram ministrados cursos de pizzaiolo, confeitaria, corte e costura.
Para garantir o andamento do projeto, além da fundamental doação da comunidade o projeto conta com um Bazar, que funciona no Clube de Mães da Paróquia Santo Antônio. Esse bazar além de levantar fundos também propicia que as famílias comprem peças de vestuário a preços irrisórios.
Como faço pra ajudar?
O trabalho voluntário é sempre bem vindo; seja no preparo ou mesmo na entrega dos alimentos às nossas crianças, lembrando também, que é possível ajudar captando e buscando as doações em seus locais de origem, até a nossa cozinha.
Caso queira ser um doador, é bem simples:
Para doações de alimentos, temos colaboradores que irão recepcioná-lo(a) no Salão de Paroquial da Igreja Santo Antônio, localizado na Avenida das Sibipirunas, esquina com Avenida dos Embaúbas – local onde funciona nossa cozinha -, nos seguintes dias e horários:
Segunda - 10:30 às 14:00
Quarta - 10:30 às 14:00
Sexta - 13:30 às 14:30
Também temos todo segundo final de semana do mês, a missa dos alimentos, nas Igrejas:
- Santo Antônio
- Todos os Santos
- Nossa Senhora de Lourdes
Onde pode levar os alimentos para doação e apresentá-los no altar do Senhor.
Em caso de doação de valores, móveis usados, colchões, roupas, dentre outros itens, basta procurar nos telefones de contato que temos no verso deste cartão informativo.
Contato com o Coordenador do projeto Allan - 66 9.9626-9976